A educação rodoviária é uma das atividades previstas no Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, dirigidas às crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
Apesar dos constrangimentos provocados pela Covid-19, foi possível realizar algumas sessões, promovidas pelo Município e pela Polícia de Segurança Pública, durante o ano letivo 2020-2021 com respeito pelas regras e recomendações face à situação sanitária.
A mais recente dessas sessões decorreu na semana passada com a participação de crianças do 1.º ano da Escola do Parque que visitaram as instalações da esquadra sanjoanense, onde tiveram uma pequena formação com uma técnica da autarquia e um agente do programa Escola Segura, durante a qual realizaram trabalhos alusivos ao tema.
Para além da “possibilidade de se deslocar à pista de educação rodoviária existente nessas mesmas instalações, usando carrinhos de pedais para testarem as suas competências e conhecimentos adquiridos no que se refere aos sinais e regras de trânsito”, os alunos “receberam cartas de condução sem carro, pela sua participação nesta ação de promoção e sensibilização dos mais novos para a adoção de comportamentos e atitudes necessárias a uma inserção segura no trânsito, como peão, passageiro, ciclista ou futuro condutor”, deu a conhecer o Município em comunicado enviado ao labor.