Malaspina SRL, empresa italiana especializada em solas e outros componentes para calçado, doou recentemente ao Museu do Calçado uma peça artesanal que retrata na perfeição um sapateiro à moda antiga.
Segundo Augusto Mota, responsável da Malaspina SRL em Portugal, esta significativa oferta vai no sentido de agradecer todo o apoio que a empresa recebeu por parte do Museu do Calçado, sobretudo, na cedência do espaço para expor a sua coleção de solas personalizadas para o setor do calçado, com propostas para o verão de 2022.
Este gesto gratificante, que muito sensibilizou a Malaspina SRL, fez com que os sócios-administradores, Luigi Sbrolla e Massimiliano Santini, surpreendessem também o Museu do Calçado com esta doação que traz à memória um sapateiro antigo. Trata-se de uma peça original, feita artesanalmente por oleiros italianos para a sala do Centro de Documentação do museu de S. João da Madeira.
Por sua vez, em nome da edilidade e do próprio espaço, Joana Galhano, diretora dos museus da Chapelaria e do Calçado, agradeceu a oferta, estendendo os agradecimentos a Luigi Sbrolla e Massimiliano Santini, bem como a Augusto Mota.
Próxima coleção será apresentada no antigo quartel dos Bombeiros
Ao labor, Augusto Mota referiu que a Malaspina SRL, para além de participar em feiras internacionais do setor, entre as quais a Lineapelle, em Milão, nos últimos anos, e devido à pandemia, decidiu apresentar as suas coleções de solas no nosso país, nas cidades de S. João da Madeira e Felgueiras.
Segundo Augusto Mota, esta decisão, para além de permitir uma apresentação de coleções mais próxima e personalizada, vem facilitar a vida aos clientes evitando os transtornos das viagens neste período difícil da pandemia.
Em S. João da Madeira, e depois do Museu do Calçado, as propostas da próxima coleção serão apresentadas no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.