“Se com pétalas ou ossos”, de João Reis

DR

Um jovem autor português instala-se numa residência para escritores em Seul para escrever o seu próximo romance. Mas e vez disso, deambula pela cidade com a namorada, possivelmente grávida, e entrega-se a todo o tipo de fait divers mais ou menos absurdos, não obstante a pressão dos editores.

Nesta quase variação indolente do escrivão Bartleby, João Reis apresenta-nos uma personagem que parece cair dentro de si numa espiral vertiginosa e quase joyceana, lançando, ao mesmo tempo, um olhar amargo e mordaz sobre os colegas de profissão, os editores e outras figuras do meio editorial português.

Ao deixar-se levar pelo fluxo dos acontecimentos, detendo-se obsessivamente num e noutro pormenor irrelevante, Rodrigo encarna o protótipo do anti-herói desencantado e imperfeito, derrotado à partida pela ficção da vida.

https://www.wook.pt/livro/se-com-petalas-ou-ossos-joao-reis/24584056?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“A importância de Dante”, de John Took

DR

Em 2021 assinalam-se os 700 anos da morte de Dante Alighieri, um poeta que, nas palavras de T. S. Eliot, “divide o mundo com Shakespeare, não havendo um terceiro”. Dante, tal como nós, viveu num mundo de violência política e incerteza moral, o que tornou o seu exílio uma agonia e lhe suscitou uma profunda meditação sobre a natureza da felicidade.

Em “A importância de Dante”, John Took parte de três obras – Vita Nova, a obra inovadora da sua juventude; Convivio, trabalho maior da sua meia-idade; e a Commedia, o grande projeto da sua maturidade – como mapas para o desenvolvimento de Dante enquanto poeta e filósofo. Estas obras são ainda importantes testemunhos do papel ainda relevante de Dante como guia do nosso bem-estar e felicidade.

O pensamento de Dante, que refletiu a fundo sobre o bem-estar não só dos seus contemporâneos, mas também dos que “pensarão nestes tempos como antigos”, atravessa séculos e confirma o seu merecido estatuto não só como ícone cultural, mas como companheiro de viagem.

https://www.wook.pt/livro/a-importancia-de-dante-john-took/24550377?a_aid=5fd7b0d10f7fa

“O mundo no chão”, de Nuno Casimiro

DR

Na casa abandonada do fundo da aldeia há um mistério do tamanho do mundo. Entre galinhas e as imagens do cinema itinerante do senhor Antunes, o mundo e as suas contradições saem de um buraco do soalho roto. Será que a curiosidade tramou o gato?

“O mundo no chão” é um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

https://www.wook.pt/livro/o-mundo-no-chao-nuno-casimiro/11531960?a_aid=5fd7b0d10f7fa

Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email ([email protected]),telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo

http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/

https://www.facebook.com/biblioteca.sjm

https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...