No âmbito do programa “100% Resíduos”, promovido pela câmara em colaboração com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, as escolas de S. João da Madeira separaram, no ano letivo anterior, 46,2 toneladas de resíduos para reciclagem e foram premiadas com perto de 5.400 euros. A entrega dos prémios, destinados às associações de pais, decorreu no Parque Urbano do Rio Ul no passado dia 1 de julho.

Todos estabelecimentos de ensino participantes foram contemplados com uma verba obtida em função da quantidade separada, quantidade essa que cresceu 3% face à edição anterior deste concurso, informa o Município em nota de imprensa remetida à nossa redação.

Os participantes receberam as distinções das mãos do presidente Jorge Sequeira, vice-presidente José Nuno Vieira, vereadora da Educação, Irene Guimarães, José Carlos Calhoa Morais, vogal do Conselho de Administração da ERSUC, e de Joaquim Milheiro, chefe da Divisão do Ambiente da autarquia.

Câmara lança nova campanha de sensibilização ambiental

Aproveitando a ocasião, a autarquia lançou uma nova campanha de sensibilização ambiental, com apelos para a população aumentar a separação de resíduos enviados para reciclagem, bem como para a utilização dos serviços disponibilizados pelo Município relacionados o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta em moradias e a recolha dos chamados “monos” – eletrodomésticos e mobiliário que deixa de ser usado.

Na altura, o edil alertou para o facto de o futuro do nosso planeta, tal como o conhecemos, estar em risco devido à poluição humana, que tem provocado entre diversas consequências as alterações climáticas. Lembrou também que “os mais interessados na proteção do ambiente são os jovens”, referindo ainda que as projeções que existem a médio prazo não são animadoras.

“Nos próximos 10 anos, por exemplo, algumas cidades costeiras podem desaparecer, fruto da situação climática que atravessamos”, chamou à atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...