As obras de requalificação das instalações cedidas pela Câmara Municipal de S. João da Madeira à Mentemovimento – Associação Pró-Saúde Mental de Entre Douro e Vouga, localizadas na Praça Barbezieux, estão concluídas.
Obras estas que permitiram “a adaptação deste espaço para acolher uma resposta social inovadora, denominada unidade sócio-ocupacional”, descreveu a câmara municipal em comunicado enviado ao labor.
Durante uma visita recente às instalações requalificadas, Jorge Sequeira e Paula Gaio, presidente da câmara e vereadora da Ação Social, respetivamente, acompanhados dos responsáveis da associação, “tiveram a oportunidade de constatar o funcionamento desta nova unidade, que veio garantir a manutenção do acompanhamento a 30 utentes que integraram o projeto Habitus”.
O Habitus, que contou também com o envolvimento do Centro de Cultura e Desporto (CCD) e da Associação de Jovens Ecos Urbanos, resultou de um financiamento do Programa de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas, tendo terminado em abril passado.
Sediada em S. João da Madeira, a Mentemovimento foi criada em outubro de 2016 para “desenvolver respostas ao nível do apoio, formação, intervenção, avaliação e investigação no domínio da saúde mental comunitária e da reabilitação psicossocial de pessoas com experiência de doença mental e suas famílias/cuidadores”.