Infelizmente ainda sem público devido à pandemia, mas cada vez mais ambientados ao circuito da moda internacional, os criadores nacionais continuam a marcar presença nas principais fashion´s week.
Depois de Londres, o calendário de apresentações virou-se para Milão que, ao longo de cinco dias, recebeu dezenas de propostas de marcas reconhecidas, mas também de nomes emergentes, para as estações primavera/ verão de 2022. Numa edição de formato híbrido, em que houve apenas três desfiles físicos, vídeo-shows e desfiles online, Miguel Vieira, com a sua coleção de homem, voltou a marcar presença naquela que é uma das mais relevantes passerelles do pronto-a-vestir masculino. Para esta coleção, a que chamou “Cores do dia”, o designer sanjoanense elegeu uma paleta de tons claros, como o azul-turquesa, o verde, o roxo beringela, ou o rosa pastel, através de padrões exóticos, onde o xadrez, os estampados animais (pássaros) e os elementos botânicos (plantas) e de natureza saltaram à vista. A fluidez das peças em seda – por oposição à estrutura do fato de corte clássico – e de cintos que adelgaçaram a silhueta criada por blazer de diferentes cores vão marcar o verão de 2022 de Miguel Vieira. Para além da seda, a coleção contou ainda com outros materiais como o algodão mercerizado e lãs virgens, em corte de alfaiataria fina e contemporânea.
No cômputo geral, o quadro desta coleção é bem diferente daquele a que Miguel Vieira habituou o seu público ao longo dos anos e que se tornou na sua imagem de marca. O criador sanjoanense tem substituído a dualidade entre o preto e o branco pelo desbravar de cores mais vivas e estampadas, da mesma forma que se rendeu ao athleisure enquanto tendência macro. Para Miguel Vieira, ainda é confuso habituar-se às passerelles digitais porque, segundo diz, a moda é para se ver, sentir e tocar. O calendário da Semana de Moda de Milão (Uomo) reuniu cerca de 65 marcas, com 12 eventos especiais em paralelo ao evento. Para além de Miguel Vieira e David Catalan, que estiveram inseridos na plataforma do Portugal Fashion, marcas gigantes como Dolce & Gabbana, Fendi, Zegna, Armani ou Prada deram também a conhecer as suas propostas neste circuito de moda milanesa.