Este sábado

No próximo sábado, 17 de julho, pelas 17h00, é inaugurada a nova sede da Delegação da Ordem dos Advogados de Oliveira de Azeméis, sita no Edifício Municipal, na Rua Marquês de Abrantes. O ato inaugural conta com a presença do Bastonário da Ordem dos Advogados, Luís Menezes Leitão.

Uma hora e meia depois, tem lugar uma outra inauguração, desta feita na Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, da exposição coletiva itinerante de arte contemporânea “SER consciência … 30/1000 por 1 VIDA” – Caminhos da MEMÓRIA”.

Promovida pela Delegação da Ordem dos Advogados em parceria com o Agrupamento de Escolas do Carregal do Sal, esta mostra é uma homenagem ao grande português e ao maior humanista do século XX que foi o jurista Aristides de Sousa Mendes.

Exercendo, durante muitos anos, a carreira diplomática, em diversos países e tendo sido Cônsul Português em Bordéus de 1938 a 1940, Aristides de Sousa Mendes tornou-se o famoso, intemerato e altruísta diplomata que desrespeitou as ordens de Salazar. Seguindo os ditames da sua consciência e obedecendo aos superiores valores do Direito Natural, da Ética e da Moral, concedeu milhares de vistos de ida para Portugal aos Judeus perseguidos pelos Nazis, salvando muitas e muitas vidas humanas, à custa da expulsão do seu cargo, da proibição do exercício da advocacia do sacrifício do futuro dos seus 14 filhos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...