“Tempo do coração: correspondência”, de Ingeborg Bachmann e Paul Celan
Viena, primavera de 1948. Na cidade ocupada pelos Aliados, cruzam-se os destinos de duas das estrelas mais brilhantes no firmamento da poesia de língua alemã, inaugurando um diálogo íntimo e literário que se estenderia por duas décadas.
“Tempo do coração” reúne a correspondência dos dois autores – mantida em segredo até 2008 – e traça um retrato comovente de seres que se debatem com a escrita, os silêncios e a procura de uma voz própria depois de Auschwitz. Carta após carta, testemunhamos a ascensão de dois mestres da literatura, a sua vulnerabilidade perante os detratores e a exposição pública e a constante busca pela admiração e pelo amor um do outro.
Esta obra inclui também a correspondência trocada entre Ingeborg Bachmann e Gisèle Celan-Lestrange, mulher de Celan, e entre este e Max Frisch, companheiro de Bachmann. Em 2016, deu origem à premiada adaptação cinematográfica de Ruth Beckermann, “Os Sonhados”, a meio caminho entre a encenação e o documentário.
https://www.wook.pt/livro/tempo-do-coracao-ingeborg-bachmann/24314917?a_aid=5fd7b0d10f7fa
“O último dos colonos: até ao cair da folha”, de João Afonso dos Santos
É o segundo volume das memórias de João Afonso dos Santos. Agora em Moçambique, onde viverão também os seus pais, José Nepomuceno e Maria das Dores, e os seus irmãos, Zeca Afonso e Mariazinha.
João Afonso dos Santos entra pela sociedade colonial da segunda metade do século XX, descreve-a, vê as suas contradições, vê um mundo de opressão onde a beleza espreita tantas vezes, vê as batalhas dos democratas portugueses, o nascimento da insurreição da Frelimo, a guerra, a denúncia dos massacres, as manobras sujas do poder colonial, da PIDE e a independência.
Um testemunho extraordinário das últimas décadas do mundo colonial em Moçambique, profundamente documentado, narrando a história viva do dia-a-dia, o cineclube, a intervenção cultural, os amigos, o trabalho como advogado, e o convívio fraternal com Zeca, que viveria em Moçambique uma das fases mais marcantes da sua obra criadora.
“A vingança do galo”, de Beatrice Rodriguez
Sem palavras, os livros de Beatrice Rodriguez são divertidos e de “fácil leitura”. Os seus personagens, cheios de expressividade, ganham vida e evoluem ao longo das páginas.
https://www.wook.pt/livro/a-vinganca-do-galo-beatrice-rodriguez/12000052?a_aid=5fd7b0d10f7fa
Nota: estes livros estão disponíveis na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo (BMRA) e podem ser requisitados por email ([email protected]), telefone (256200890/962146410) ou através da página da BMRA
na internet em http://sjmadeira.bibliopolis.info/#Catalogo
http://bibliotecasjmadeira.blogspot.com/
https://www.facebook.com/biblioteca.sjm
https://www.instagram.com/biblioteca.saojoaodamadeira/