S. João da Madeira dispõe de uma estrutura de apoio, sob alçada do Município, com o objetivo de promover a capacitação e autonomização de vítimas de violência doméstica e de violência de género há já um ano. O espaço Aurora completa o seu primeiro aniversário esta sexta-feira, dia 24.
Constituindo-se como um espaço de atendimento e acompanhamento, designadamente ao nível psicossocial e de prestação de informação jurídica, a estrutura já apoiou 84 pessoas neste âmbito, sendo que à data de 20 de setembro o número de processos em acompanhamento era 30. No total, foram realizados mais de 170 atendimentos, sendo 81 psicossociais, cinco jurídicos e 92 de psicologia, adianta nota informativa da câmara.
Refira-se ainda que foi efetuado o encaminhamento de 20 pessoas para outras entidades com intervenção nesta área, tendo sido integradas outras três em casa abrigo.
A abordagem que está na base da criação desta estrutura assume uma perspetiva abrangente, que vai desde a prevenção da violência, à proteção de quem está em risco de violência, criminalização das pessoas agressoras e adoção e promoção de políticas integradas.
Instalado no edifício da Câmara Municipal de S. João da Madeira, o espaço Aurora funciona nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, mediante marcação pelo número 966 754 024 (voice mail ativo 24 horas) ou pelo email [email protected].