A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), comemorou a 17 de novembro o Dia Mundial da Prematuridade, com diversas iniciativas.
Segundo nota de imprensa do CHEDV, profissionais e visitantes, ao longo de todo o dia, puderam apreciar a exposição “Nascer antes do tempo…”, da autoria da Liliana Quaresma, da UCIN, que esteve patente na entrada principal do Hospital de S. Sebastião.
Já no auditório da unidade hospitalar de Santa Maria da Feira estiveram presentes, para a abertura das comemorações, as vogais executivas do conselho de administração Rita Moutinho e Helga Lima, o diretor clínico do CHEDV, Carlos Carvalho, e a diretora do Serviço de Pediatria/Neonatologia, Virgínia Monteiro.
“Ser prematuro é descobrir a força que os pequenos conseguem ter…”
Às 11h00 ocorreu um webinar subordinado ao tema “Nascer antes do tempo no CHEDV”, que envolveu profissionais do CHEDV, profissionais dos agrupamentos dos centros de saúde da área de influência do CHEDV e pais de prematuros. A iniciativa foi apresentada por Sandra Silva, médica neonatologista da UCIN do CHEDV.
Durante a tarde foi realizada a tertúlia intitulada “Quando um filho nasce antes do tempo”, com os pais dos bebés internados à data na UCIN, em conjunto com Ana Correia, mãe de um prematuro nascido na UCIN do CHEDV e autora do livro ” Herói Sem Saber”, e Celina Abreu, elemento do grupo XXS e elo de ligação com a Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro. Foi um momento de partilha de experiências emocionantes e enriquecedoras para todos os presentes e contou com moderação da enfermeira Andrea Oliveira.
No final houve um lanche convívio e ainda a oferta de lembranças aos pais dos bebés internados na UCIN.
Para assinalar a data e à semelhança do ano passado, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira aceitou o desafio de iluminar, com a cor roxa, diversos edifícios/monumentos da cidade na noite de 16 e 17 de novembro.
“A UCIN agradece a todos os intervenientes e participantes, em particular à equipa de profissionais que veste diariamente a camisola em prol dos nossos pequenos heróis, remata o comunicado enviado ao nosso jornal.