Município participou em encontro sobre voluntariado que assinalou a conclusão do projeto
S. João da Madeira participou no III Encontro Intermunicipal do projeto VOAHR Municípios, criado com o intuito de dinamizar o voluntariado local, através de ações de capacitação e “instrumentos” que tornem as ações mais eficientes e profissionais.
Coube à vereadora da Divisão de Ação Social e Inclusão representar o Município neste evento que decorreu no Fórum da Maia e onde estiveram em destaque as perspetivas de diferentes personalidades e instituições em torno do voluntariado e da inovação social.
Segundo nota camarária enviada ao labor, Paula Gaio interveio no painel “O futuro do Voluntariado Metropolitano”, em que estiveram presentes vereadores da área social da Área Metropolitana do Porto (AMP) que transmitiram a sua visão sobre esta matéria e o impacto do VOAHR (Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência) nos respetivos territórios.
A vereadora sanjoanense considera que “este encontro proporcionou um momento de importante e pertinente partilha de experiências no âmbito do voluntariado, e da implementação do projeto VOAHR, ao nível dos Municípios da Área Metropolitana do Porto”.
Este encontro intermunicipal marcou a conclusão do projeto, que contou com financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social e com o apoio da AMP. A Associação Pista Mágica foi a entidade promotora.
Recorde-se que no primeiro ano de implementação o VOAHR centrou-se no apoio às estruturas municipais de voluntariado. Em 2019, o foco foi a capacitação dos agentes de voluntariado, enquanto no corrente ano as atenções estiveram voltadas para o voluntariado inclusivo.
Ao longo do projeto foram concretizadas 302 atividades distribuídas pelos diferentes concelhos da região, envolvendo quase seis mil pessoas, como adianta o comunicado recebido pelo nosso semanário.