O Ciclo AcáMúsica realizou no passado dia 6 de março um concerto dedicado ao Jazz.

“O Auditório Marília Rocha recebeu o público, já fiel a esta iniciativa, dinamizada pela Academia de Música de S. João da Madeira, para um concerto especial. Especial, porque um concerto é sempre único e um momento de enriquecimento pessoal, mas, neste caso, no contexto em que vivemos, este concerto é ainda mais especial por se tratar de um género musical que resulta da necessidade de expressão artística dos refugiados negros nos Estados Unidos da América, no início do século XX”, deu a conhecer Joana Raposo, diretora da Academia de Música, estabelecendo um paralelismo com cenário atual em que “tantos refugiados estão a espalhar-se pela Europa, resultado da guerra,”, o que “faz deste concerto uma enorme chamada de atenção e uma homenagem a todos os ucranianos que sofrem os horrores da guerra”.

O combo de Jazz da ESMAE, constituído pela trompetista Márcia Muños, saxofonista Samuel Cordeiro, trombonista Miguel Bessa, vibrafonista Sandro Coelho, guitarrista Martim Godinho, contrabaixista Francisco Azevedo e o baterista João Rocha, apresentou um programa com obras de Bob Haggard, Charlie Parker, Gary McFarland, Billy Strayhorn e Miles Davis. “Explorando as principais características do Jazz através do ritmo, o swing e a improvisação, com apoio dos comentários do professor Mário Azevedo, o Jazz foi ´trocado por miúdos´, lembrando-se a sua história e o seu papel, tão influente, na história da música enquanto a conhecemos hoje em dia”, relatou a diretora da Academia de Música.

DR

Para Joana Raposo, este ciclo “cumpre, assim, mais um dos seus objetivos programáticos” que é “levar a música de qualidade, de diferentes géneros, ao público sanjoanense”.

A diretora da Academia de Música recorda, ainda, em comunicação enviada ao labor, que “este ciclo de concertos, com uma regularidade mensal, visa dinamizar o Auditório Marília Rocha, com uma programação eclética, mas de qualidade”.

A primeira edição do Acá Música está inserida nas comemorações dos 40 anos da Academia de Música de S. João da Madeira e conta com o apoio do Município que, “desde o primeiro momento, valorizou os méritos artísticos e culturais da iniciativa”, sublinhou Joana Raposo.

 

Próximo concerto a 3 de abril

 

O ciclo AcáMúsica regressa a 3 de abril com um concerto que inclui a interpretação da icónica obra de Stravinsky “História do Soldado”. “Mais uma obra inspirada pela guerra, neste caso a 1ª Guerra Mundial, que vale a pena conhecer ou relembrar”, concluiu a diretora da Academia de Música.

A entrada é livre e as reservas podem ser feitas através do e-mail [email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...