Para exposição no Museu Gugging inaugurada esta quinta-feira
O Museu Gugging, na Áustria, apresenta uma seleção de obras da Coleção Treger/Saint Silvestre, em colaboração com o Centro de Arte Oliva, onde esse acervo privado de arte bruta e outsider – um dos mais relevantes a nível internacional – se encontra sediado. A abertura ao público desta exposição acontece esta quinta-feira, 7 de abril, estando o encerramento agendado para setembro.
Intitulada “treger saint silvestre: the art brut collection.!”, a mostra composta por cerca de 150 trabalhos de mais de 80 artistas proporciona uma visão geral desta coleção notável e muito diversificada, como refere a informação divulgada pelo Museu Gugging a este propósito, destacando a inclusão de trabalhos de Aloïse Corbaz, Henry Darger Adolf Wölfli, Kostia Botkine, Misleidys Castillo Pedroso e Sébastian Ferreira.
“Estamos muito, muito entusiasmados e honrados por ter parte de nossa coleção exposta no Museu Gugging na Áustria”, afirmam os colecionadores Richard Treger e António Saint Silvestre, numa declaração conjunta, em que consideram essa instituição cultural como uma das principais a nível mundial no que concerne à arte bruta.
Recorde-se que a cedência de obras da Coleção Treger/Saint Silvestre para esta exposição resulta de um protocolo de colaboração estabelecido entre o Município/Centro de Arte Oliva e o Musesu Gugging. Refira-se ainda a parceria da Embaixada de Portugal em Viena e do Instituto Camões.