O primeiro de oito debates concelhios para assinalar o 40º aniversário do SPN teve lugar em S. João da Madeira

 

O primeiro de oito debates concelhios previstos para assinalar o 40º aniversário do Sindicato de Professores do Norte (SPN) teve lugar no Museu da Chapelaria, no passado dia 12 de outubro.

A Direção Distrital de Aveiro Norte escolheu como tema o Assédio Moral no Local de Trabalho para inaugurar este ciclo comemorativo. Seguir-se-ão outras temáticas, nomeadamente O Movimento Sindical; Ser Professor no Sistema Educativo e no Ensino Particular e Cooperativo; Automação e Teletrabalho; Inclusão e Necessidades Educativas Especiais; Agrupamento de Escolas; Gestão Escolar e Municipalização, conforme adianta nota informativa remetida ao labor pela própria Direção Distrital de Aveiro Norte.

Voltando à iniciativa de S. João da Madeira, nela participaram o Secretário-Geral Adjunto da FENPROF, Francisco Gonçalves, e o advogado do SPN, Rui Assis.

No âmbito da análise político-sindical (falta de professores concursos, Orçamento do Estado, ação reivindicativa, “sobretrabalho”…), o debate acrescentou vários problemas vividos nas escolas. A saber: as ilegalidades dos horários, a avaliação do desempenho, as vagas da progressão e da vinculação, a falta de professores, etc..

Aliás, o tema do assédio – de acordo com o texto recebido pelo nosso semanário – “precisou a ideia de abuso recorrente e discriminatório, cometido em relações de poder e de trabalho e salientou a responsabilidade e a importância da ação sindical enquanto equalizadora dessa relação, que é desigual e potencialmente provocadora de estados de fragilidade, isolamento, humilhação. “E, inevitavelmente, fez ressurgir o modelo de avaliação do desempenho e a progressão na carreira enquanto contextos propícios a situações de assédio laboral”.

A próxima discussão é sobre “Ser professor… No Sistema Educativo… No Ensino Particular e Cooperativo” e acontecerá no concelho de Santa Maria da Feira, no INATEL, no próximo dia 15 de novembro. “O tema instiga acertos de precisão que rodeiam a condição de professor e o conceito de Sistema Educativo”, conforme refere o comunicado.

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