Nascido e criado em S. João da Madeira, Eduardo José Duarte é um filho da terra, com uma vida dedicada ao hóquei em patins. Foi nessa modalidade que encontrou a sua paixão pelo desporto e onde construiu um trajeto de sucesso, ajudando várias equipas a chegar à 1ª Divisão. O atletismo também fez parte do seu percurso desportivo, chegando mesmo a deter, durante alguns anos, o recorde regional no lançamento do peso e do disco, mas foi o hóquei em patins que o entusiasmou. E isso pode agradecer ao seu pai, Eduardo Duarte, um dos fundadores da secção e o primeiro guarda-redes da equipa de hóquei em patins da Sanjoanense.

Crescer com uma das figuras da modalidade em S. João da Madeira fez com que começasse cedo a viver neste meio e a dar os primeiros passos num desporto que hoje é uma referência e vivido com paixão na cidade. “Estamos a falar do pós-guerra, a secção era pobre e não tinha dinheiro para equipas de crianças”, recorda Eduardo José Duarte, que face à falta de condições lembra-se de jogar com os amigos “com os caules de couve a servir de stick”. “A determinada altura juntamo-nos e formamos a UADS – Unidos Associação Desportiva Sanjoanense, equipa que nada tinha a ver com o clube”, continuou, sublinhando que foi desse grupo de amigos “que saíram alguns jogadores seniores”.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 3 de novembro ou no formato digital. Assine o labor aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...