A 26ª edição do Ciclo de Conferências ISVOUGA Marketing Sessions decorreu, no passado dia 20 de dezembro, no auditório do ISVOUGA perante uma plateia esgotada.

A conferência, subordinada ao tema “Marketing de Influência”, iniciou com uma breve intervenção de Paulo Pinto Santos, diretor do Clube de Aveiro da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing, que relevou a importância dos pilares do marketing tradicional para uma estratégia de sucesso no marketing digital.

Seguiu-se a apresentação dos oradores convidados, João Pedro Bernardes e Pedro Lopes, criadores de conteúdos digitais, que começaram por apresentar a sua marca, “Cara Coroa”, um projeto idealizado por ambos em 2017. Nasceu sob a forma de um blog de Lifestyle, mas, devido às mutações dos canais e redes sociais, rapidamente evoluiu para a criação de conteúdos para o Youtube, TikTok e perfis individuais no Instagram. Este conceito multiplataforma é um grande atrativo para as marcas, possibilitando-lhes“contar a mesma história, de formas diferentes, em canais diferentes”, revelaram os próprios, segundo comunicado enviado pelo ISVOUGA ao labor.

Com uma filosofia de trabalho assente em três pontos chave, começaram por explicar a importância de definir o conteúdo que pretendem produzir, acrescentar-lhe um propósito e um valor e, por fim, selecionar o target, conhecer as pessoas a quem pretendem chegar, gerando uma comunidade de seguidores, com quem criam uma ligação emocional.

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É essa ligação emocional que consideram ser a chave para o sucesso de um influenciador digital, fazendo questão de ressalvar que “Marketing de Influência é muito mais do que alguém promover e gerar vendas de um determinado produto de uma marca; é, sobretudo, exercer um tipo de influência positiva em quem os segue, qualquer que seja o tema”.

Para isso, é indispensável o fator humano, a personalidade genuína. “Só assim se cria uma verdadeira conexão entre as marcas e as pessoas”, conforme afirmaram João Pedro Bernardes e Pedro Lopes, assumindo que a produção de conteúdos em vídeo permitiu-lhes “despir cada vez mais camadas”, trazendo-lhes a vulnerabilidade capaz de os mostrar mais naturais e verdadeiros.

Os “Cara Coroa” têm ainda bem definidos os seus próprios C’s: Consistência é a chave para criar uma ligação de confiança com quem está do outro lado do ecrã; Criatividade, essencial na criação de uma sinergia que motive a discussão de novas opiniões e ideias; Comunidade, o propósito maior deste projeto, e com quem constroem diariamente uma relação verdadeira e de apreço mútuo.

No final da sessão, o público colocou questões aos oradores, que foram respondidas de forma espontânea e com a boa disposição que os caracteriza.

Esta edição contou com a organização dos alunos da Unidade Curricular de Protocolo do 3º ano da Licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações-Públicas, com a moderação de Mariana Ferreira, estudante da Pós-Graduação em Marketing Digital e e-commerce, com o apoio de docentes e colaboradores do ISVOUGA.

 

SOBRE O MKT:LAB

Criado em 2013, o Laboratório de Marketing desenvolve projetos de investigação aplicada em organizações da Região de Entre Douro e Vouga, com a finalidade de dotar os estudantes de competências transversais e pessoais capazes de os aproximar das exigências do mercado. Promove e organiza ainda eventos na área da comunicação e marketing destinados não só a estudantes e docentes, mas também empresas da região.

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