Em 2022 registaram-se 91 adoções de gatos de rua de S. João da Madeira (SJM) na sequência da ação desenvolvida nesse sentido pela veterinária municipal, Vera Marques, cuidadoras das colónias de gatos e Provedora dos Animais de S. João da Madeira, Ângela Quaresma, “sem as quais este resultado não seria possível”, conforme refere nota de imprensa remetida pela câmara à nossa redação.

O mesmo comunicado diz ainda que “este número tem ainda mais significado pelo facto de não contabilizar adoções promovidas por iniciativa de outras pessoas e entidades, nomeadamente pela associação Ani-São João, que tem também um importante papel a esse nível no concelho”.

Recorde-se que, em articulação com a aplicação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), a autarquia criou em SJM colónias controladas de gatos, desenvolvida com a participação de cidadãos voluntários e sob gestão técnica da veterinária municipal.

257 esterilizações de animais feitas no Canil Intermunicipal

Também no ano passado foram realizadas 257 esterilizações de animais de S. João da Madeira, entre os quais 105 gatos, no âmbito do programa CED promovido pelo Município. Essas intervenções decorreram no Canil Intermunicipal da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria e em clínica privada contratualizada para o efeito.

Esses dados incluem também sete esterilizações levadas a cabo ao abrigo do Programa Municipal de Apoio à Esterilização de Cães e Gatos, através do qual a edilidade atribui – a famílias e a cidadãos individuais de estratos sociais desfavorecidos – ajudas para a realização dessas intervenções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...