Com o ano letivo a chegar ao fim, foram várias as atividades levadas a cabo pela Universidade Sénior (US) do Rotary Club de S. João da Madeira. Depois do sarau, realizado ainda em maio, e da presença n’ “A Cidade no Jardim”, alunos e professores realizaram mais quatro iniciativas, que envolveram, de diferentes formas, boa parte da comunidade educativa.

No dia 30 de junho, para fechar o ano letivo em beleza, as turmas de Pintura e Artes Manuais juntaram os seus melhores trabalhos e expuseram-nos na sala de exposições da Biblioteca Municipal Renato Araújo (BMRA). Segundo texto remetido à nossa redação, uma vez que a US desenvolveu, ao longo do ano, diversas atividades subordinadas ao tema genérico “Berço”, nomeadamente no apoio a jovens mães, foi também este um dos temas em que incidiu a criação artística, particularmente na turma de Artes Manuais, das professoras Adelaide Ferreira e Alice Amaral. Estando patente ao público durante este mês de julho, a mostra congrega ainda trabalhos das turmas de Pintura, dos professores Mónica Coutinho e Jorge Miguel.

Na inauguração, além da vintena de autores dos trabalhos e respetivos docentes, estiveram presentes muitos amigos e alguns convidados, nomeadamente o presidente da câmara municipal (CM), Jorge Sequeira, e as vereadoras Irene Guimarães e Paula Gaio, bem como Artur Nunes em representação da junta de freguesia.

Universidade Sénior participou pela primeira vez nas Marchas de S. João

Mas ainda antes, a 15 de junho, a turma de Folclore participou nas marchas e no arraial de Santo António, promovidos pela Creche Albino Dias Garcia, atuando entre a capela de Santo António, a Praça Luís Ribeiro e a Rua Alão de Morais.

Já nas Marchas de S. João, no dia 22, integradas nas Festas da Cidade, a participação foi ainda mais ampla: três dezenas de alunos e professores de várias disciplinas organizaram-se para desfilar no cortejo, numa atuação muito elogiada por todos, não só pelo acerto da apresentação, mas também por ter sido a primeira vez que a Universidade Sénior participou nas marchas.

Nota ainda para o passeio anual, nos dias passados 17 e 18, desta vez às Portas do Ródão e Nordeste Alentejano, passando por Vila Velha de Ródão, Belver, Nisa, Alpalhão, Flor da Rosa e Crato e Ponte de Sor. “Foi um passeio muito agradável, abrangendo uma zona do país com grandes motivos de atração, do ponto de vista histórico, etnográfico e paisagístico”, refere a nossa informativa recebida pelo labor.

Tuna e caminhadas são para continuar mesmo em período de férias

No final deste primeiro ano pós-pandémico, a Universidade Sénior faz um balanço do seu trabalho “fortemente positivo: muitos dos antigos alunos regressaram à atividade letiva e já se viram muitas caras novas nas aulas das 21 disciplinas lecionadas. Estamos certos que a tendência de crescimento se manterá no próximo ano, porque cada vez existe uma maior consciência da importância do envelhecimento ativo, tanto a nível físico como intelectual”.

Também faz notar que, embora as aulas tenham terminado, vai continuar com atividades da Tuna fora da universidade, bem como com caminhadas. Aliás, às terças e quintas-feiras, pelas 14h30, o ponto de encontro é nas instalações da US, para apanhar o TUS, que é mesmo à porta, e seguir para o destino das caminhadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...