A edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) de S. João da Madeira de 2022/2023 culminou, na última semana, com a visita à Assembleia da República e à Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, ao Museu Nacional da Resistência e Liberdade, em Peniche, e à Casa-Museu da Fundação Mário Soares, em Leiria.

Acompanhados por professores de diferentes escolas sanjoanenses e por técnicos do Município, as cerca de três dezenas de estudantes que integraram a AMJ – do 4.º ao 12.º ano de escolaridade – conheceram esses emblemáticos edifícios e o que representam para a democracia no nosso país, no âmbito de um programa que teve a duração de dois dias.

Participaram também a presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e a vereadora da Divisão de Educação da câmara, Irene Guimarães, representando os órgãos autárquicos que promovem, desde 2018, o projeto da AMJ, com o envolvimento das escolas do concelho.

Num balanço sobre a iniciativa, Irene Guimarães considerou, segundo nota de imprensa enviada ao labor, que “esta visita foi de elevada importância para todos os jovens deputados, constituindo um verdadeiro exemplo de aprendizagem, alicerçada no exercício dos valores de cidadania e de liberdade, culminando de forma muito participada o tratamento do tema deste ano letivo: Alerta Pela Liberdade e Pelos Direitos de Todos Nós”.

A AMJ visa a promoção do papel cívico e intervenção social da juventude, proporcionando um espaço de reflexão e debate sobre temas direcionados a jovens, valorizando as suas opiniões, interesses e vontades, possibilitando a exposição das suas ideias, a partilha das suas preocupações e a procura de soluções comuns, além da apresentação de propostas no âmbito da atividade municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...