Depois de uma época em que a equipa masculina foi obrigada a disputar a série de manutenção e a equipa feminina lutou até à última pelo título nacional e a subida à Liga Profissional, tudo levava a crer que o arranque da nova época fosse de continuidade. No entanto, há novidades na equipa feminina e o labor teve conhecimento da dispensa do treinador Frederic Pina e dos seus adjuntos. Para tentar perceber as razões o nosso semanário esteve à conversa com o técnico que fez um balanço da época e esclareceu os motivos do fim da sua ligação ao clube.

Labor – A época 2022/2023 foi quase perfeito para a Sanjoanense, onde a conquista do título de campeão nacional da 1ª divisão esteve muito próxima, bem como a subida à Liga Profissional. Acreditamos que seja muito frustrante ver fugir por muito pouco a conquista de um feito que seria inédito no clube e a título pessoal. Apesar de tudo que balanço faz da época?

Frederic Pina – Sim, é verdade que a época 2022/2023 foi quase perfeita. Estivemos na final a disputar até à última gota de suor a conquista do título de Campeão Nacional da 1.ª Divisão, bem como a subida à Liga. Não ter alcançado estes dois feitos não foi frustrante, foi revoltante, isso sim, principalmente pela forma como aconteceu. Fomos claramente a melhor equipa da final e só os erros grosseiros de arbitragem é que nos impediram de sermos campeões e de subirmos ao mais alto patamar do basquetebol feminino, tal como foi visível aos olhos de toda a gente. Apesar disso, considero que a época foi excelente. Começamos com o objetivo claro da manutenção e com o decorrer da temporada fomos acreditando que era possível voar mais alto e fomos sonhando. Planeamos a temporada de modo a atingir o pico de forma no momento chave da época e julgo que foi conseguido. Quem assistiu aos jogos da final, nomeadamente o último, reparou certamente que, em termos físicos e competitivos, estivemos num nível de excelência. Creio que superamos todas as expetativas, em larga medida.

Labor – Estamos a muito pouco tempo de iniciar a próxima época, altura em que já fazia todo o sentido estar a prepará-la, mas sabemos que não irá renovar pela Sanjoanense. Qual o motivo?

Frederic Pina – Na verdade, não sei explicar muito bem o que se passou. A única certeza que eu tenho é que eu e os meus treinadores adjuntos somos, claramente, a equipa técnica que conseguiu dos melhores resultados das seniores femininas de toda a história da Sanjoanense. Em três anos, subimos a equipa à 1.ª Divisão Nacional, alcançamos um 5.º lugar na primeira época e, no ano seguinte, disputamos a final que dava o acesso ao título de campeão e, consequentemente, a subida à Liga. No entanto, foi-me transmitido que havia um conjunto de jogadoras insatisfeitas com o desempenho do treinador. Provavelmente, estamos na presença de jogadoras que consideram que devem ser elas a escolher o treinador. Julgo que preferem alguém que privilegie os interesses individuais em detrimento do coletivo. Se assim é, eu não sou de facto o treinador ideal para continuar a liderar esta equipa. Custe o que custar, eu nunca vou abdicar dos meus princípios e valores, que passam por proteger o superior interesse do clube e não a satisfação pessoal desta ou daquela jogadora. Incompreensivelmente, quem tem a responsabilidade de tomar as decisões dentro do clube, optou por dispensar o treinador e assumir a proteção desse grupo de jogadoras, apesar de ter dito inicialmente que a minha continuidade era uma prioridade. A conclusão a que se chega é a de que o tal grupo de jogadoras conseguiu impor ao clube o(a) treinador(a) que pretendem. O que significa que, neste momento, quem manda na equipa sénior feminina são as jogadoras. A ver vamos o resultado que isto dá! Eu estou de consciência totalmente tranquila, pois os resultados que atingi com os meus adjuntos falam por si.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 20 de julho ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...