Concerto da artista finalista do “All Together Now” é este domingo, pelas 17h30
É já neste fim de semana de 29 e 30 de julho que a Casa da Criatividade volta ao Parque do Rio Ul, levando novos espetáculos, com entrada gratuita, ao encontro do público sanjoanense e não só, conforme refere nota de imprensa camarária enviada à nossa redação.
Centrado na zona da clareira do maior espaço verde de S. João da Madeira, o programa “A Casa no Parque” dá especial atenção às crianças e famílias. Primeiro, com a “Barafunda dos Sons. Rock Enrolla dos Pequeninos”, com sessões marcadas para sábado e domingo, às 10h00, 11h00 e 11h45, dirigidas a crianças até seis anos e acompanhantes, em que se brinca com a música, explorando sons a partir de múltiplas fontes e tendo como fio condutor a energia do rock.
Depois, no sábado à tarde, às 17h00, com “Fauna & Flora – lengalengas e brincadeiras”, um concerto para maiores de seis anos e seus pais recheado de canções com “lengalengas, cantilenas, trava-línguas ou parlendas”, e temas originais, que apelam à criatividade e interação em família.
“A Casa no Parque” termina no domingo, às 17h30, com um espetáculo de Flaviana Borges, integrado também nas atividades oferecidas pelo Município aos peregrinos acolhidos em S. João da Madeira no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (ver caixa).
Artista natural da região, concretamente do concelho de Ovar, Flaviana Borges participou em diversos programas televisivos, como o Ídolos, Fator X, The Voice, tendo sido finalista, em 2021, do “All Together Now”.
Observar os insetos e os astros também no Parque
Borboletas, libelinhas, escaravelhos e tantos outros, uns mais vistosos, outros mais recatados, todos têm o seu papel no ecossistema. Alguns destes insetos vão estar no centro da atividade com guia a realizar este sábado, das 14h30 às 16h00, também no Parque do Rio Ul.
Nesta visita guiada promovida pela autarquia, para além da participação da guia do Parque Sofia Tavares, haverá um convidado especial: José Manuel Grosso-Silva, doutorado em Biologia, responsável pela gestão, conservação e divulgação das coleções de artrópodes do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.
Também no sábado, mas à noite, o convite é para descobrir os astros, numa atividade com o guia Hugo Oliveira e em colaboração com o Observatório Astronómico do Parque Biológico de Gaia, que estará representado por Joaquim Gomes.Esta sessão de astronomia decorrerá entre as 21h00 e as 22h30.
A participação em ambas as atividades – cada uma com um número máximo de 25 pessoas – é gratuita, sendo necessário efetuar inscrição prévia online, em goo.gl/cqnz9h.
Oficina“Um Chapéu para as Jornadas da Juventude”
No domingo, pelas 15h00, tem lugar também no Parque do Rio Ul a oficina “Um Chapéu para as Jornadas da Juventude”, igualmente inserida no programa de acolhimento aos jovens de outras nacionalidades que são recebidos em S. João da Madeira antes de se juntarem, na primeira semana de agosto, a todos quantos vão estar na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.
Esta atividade, que será realizada pela equipa do Museu da Chapelaria, é aberta aos jovens peregrinos, mas também ao público em geral.