Em plena era do marketing digital, poderá ser consideravelmente fácil negligenciar algumas formas de publicidade mais offline, ou seja, tradicionais; no entanto, uma estratégia de marketing com verdadeiro potencial reúne o melhor de dois mundos – o digital e o físico.

Através do uso inteligente de brindes para publicidade, tanto negócios, como empresas podem incentivar os respetivos clientes a interagirem de uma forma tátil e memorável, simultaneamente melhorando a sua presença online – é aqui que entra, pois, o poder da integração de estratégias de marketing online e offline.

A importância de estratégias de marketing integradas

O primeiro passo a dar em direção à compreensão do modo como se combinam estratégias de marketing online e offline consiste em dar valor à importância de uma abordagem integrada.

Ao combinarem metodologias diferentes, as empresas podem cobrir mais território e conhecer melhor o seu público-alvo sem que este tenha de se deslocar.

Por um lado, a publicidade digital tem o poder para alcançar um público online substancial, mas, por outro, o marketing tradicional, concretizável através da oferta de brindes para eventos ou empresas, coloca à disposição uma experiência mais tangível e memorável que a publicidade digital nem sempre tem capacidade para reproduzir.

Como combinar estratégias de marketing online e offline

De modo a conseguir combinar estratégias de marketing online e offline de uma forma eficaz, é necessário ter em conta os pontos fortes e as oportunidades proporcionados por ambas.

A nível digital, as empresas podem tirar partido das redes sociais, do marketing por e-mail, do marketing de conteúdos, de processos de otimização para motores de busca (Search Engine Optimization – SEO) e de outros meios virtuais.

No que concerne as opções tradicionais, estas compreendem estratégias como marketing de eventos, correio convencional, cartazes de outdoor, anúncios de rádio e, por último, mas não menos importante, brindes para publicidade.

1. Aproveite o potencial dos brindes para publicidade

Os brindes para publicidade são uma valiosa ferramenta para qualquer profissional de marketing que não só tem a capacidade de manter a interação dos clientes com uma marca, como também serve de recordação tangível da mesma.

Quer o evento se trate de uma feira, um festival ou algo a nível empresarial, oferecer artigos de qualidade como canetas, t-shirts ou sacos em tecido personalizados com a sua marca tem de tudo para deixar uma boa e duradoura impressão junto dos seus clientes.

Além do mais, estes brindes corporativos servem um propósito duplo – não só aumentam a visibilidade da sua marca offline, como também traçam o caminho para oportunidades de interação online; por exemplo, os clientes podem partilhar imagens dos seus brindes nas redes sociais, redirecionando, assim, tráfego online para o seu negócio.

2. Tire partido das redes sociais e do marketing por e-mail

Sirva-se dos seus canais online para promover as suas atividades de marketing offline; pode criar antecipação em torno dos seus brindes publicitários ao promovê-los nas redes sociais ou ao noticiá-los através de uma newsletter junto dos respetivos subscritores.

Faça o seu público sentir-se especial ao disponibilizar-lhe uma pré-visualização dos seus brindes corporativos antes de serem lançados.

3. Efetue um processo de SEO com recurso a eventos offline

Um processo de SEO pode também beneficiar de atividades offline; ser anfitrião de um grande evento ou participar numa feira poderá ser motivo suficiente para atrair a cobertura da imprensa local, o que, por sua vez, poderá resultar em valiosas hiperligações externas que conduzirão os utilizadores da Internet ao website da sua empresa.

Para além disto, pode sempre incluir as suas palavras-chave principais e secundárias no seu press release, para que o seu website obtenha uma melhor classificação nas páginas de resultados dos motores de pesquisa (Search Engine Results PagesSERPs).

Conclusão: criação de uma experiência de consumidor homogénea

A combinação de estratégias de marketing online e offline pode parecer complexa à primeira vista, mas a chave está em encarar os seus esforços como parte de uma estratégia única e integrada.

O seu objetivo é criar uma experiência de consumidor homogénea, independentemente do local em que ou da forma como os seus clientes interagem com a sua marca.

Embora o marketing online lhe permita alcançar um público mais diversificado, não subestime o potencial de uma experiência real, tangível; é precisamente essa a beleza por detrás dos brindes para publicidade – conseguem estabelecer a ponte entre os mundos digital e físico, criando uma ligação que se repercute pelos seus clientes a título pessoal.

Ao integrar as suas estratégias de marketing online e offline, pode melhorar o reconhecimento da sua marca, interagir com o seu público de um modo mais aprofundado e, por último, fazer crescer o seu negócio.

O seu sucesso está dependente da sua capacidade para tirar o máximo partido do melhor de dois mundos, sendo que é aí que se encontra o verdadeiro potencial dos brindes publicitários.

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