Comprar em stands profissionais, estar atento a sinais exteriores e interiores de desgaste e comprovar a quilometragem real, são alguns dos critérios a que devemos obedecer ao adquirirmos carros usados.
De modo a evitarmos surpresas desagradáveis ou, como diz o adágio popular, “comprarmos gato por lebre”.
Ao tomarmos em conta estes fatores e, acima de tudo, procurarmos profissionais especializados como aqueles com quem trabalha o Pisca Pisca, stand virtual eleito pelos consumidores portugueses como marca 5 estrelas em 2022 devido ao rácio preço/qualidade e inovação.
Estaremos não só a responder à pergunta de como comprar um carro usado em perfeitas condições estruturais e legais (título de propriedade, seguro automóvel, etc).
Como também a garantir de que o veículo que adquirimos foi recondicionado de forma a estar completamente operacional a partir do momento em que a chave entra na ignição.
Ligar e atestar, é tudo quanto procuramos quando compramos um carro usado, mas será que todos os modelos de automóvel envelhecem da mesma forma? Por outras palavras, será que existem modelos mais confiáveis do que outros no mercado nacional de carros usados?
A resposta segue já a seguir.
Existem carros usados mais confiáveis do que outros?
A resposta é sim. De modo a avaliar a maior ou menor fiabilidade de um carro usado, são determinantes as avarias nos seguintes sistemas:
- Sistema elétrico;
- Sistema de travagem;
- Motor (combustão e elétricos);
- Sistema de alimentação;
- Baterias;
- Equipamentos de segurança ativa.
De acordo com o índice de fiabilidade elaborado pela DECO Proteste no ano passado e que resulta de um inquérito realizado a 52 mil condutores portugueses e que classifica as marcas e modelos de acordo com a maior ou menor quantidade e gravidade das avarias,
Do inquérito ressalta que 17% das avarias registadas dizem respeito a problemas no sistema elétrico, seguido do sistema de travagem com 13% e, a fechar o pódio, 8% no motor a combustão.
No caso das avarias no sistema elétrico, as marcas que mais problemas revelaram foram a Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën, Fiat, Lancia, Nissan, Opel, Renault, Seat e Volkswagen.
Enquanto no sistema de travagem, Alfa Romeo, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Lancia, Mercedes, Mini, Opel e Volvo estão entre as que apresentaram piores resultados.
Por último, em termos de avarias no motor, Alfa Romeo, Audi, Chevrolet, Citroën, Fiat, Ford, Lancia, Land Rover, Opel, Renault e Volvo ocupam os últimos lugares.
Uma nota ainda para as avarias em motores híbridos e elétricos que contabilizam 2% do total e em cuja lista aparecem as marcas BMW, a Citroën e a Tesla.
Já no caso das avarias em baterias de carros elétricos (4% do total), os Ford apresentaram uma percentagem de problemas acima da média enquanto nos equipamentos de segurança ativa (2% do total), a Jeep e a Nissan acabaram por apresentar mais avarias do que os seus concorrentes diretos.
Estas marcas são as que mais avarias apresentaram, mas quem foi a mais fiável?
Este título pertence à Lexus que, à imagem do que acontece desde 2018, lidera o ranking das marcas mais fiáveis com cinco estrelas fazendo-se acompanhar, entre outras, por marcas como a Subaru, Toyota, Mitsubishi, KIA, Suzuki, Hyundai, Honda, Mazda e SEAT.
KIA Rio 1400, Toyota Corolla 2000 Híbrido, Volkswagen Touran 1500 e Volkswagen T-Roc 1600 D são os modelos mais fiáveis do mercado
Considerando a idade e o número total de quilómetros, de forma a não penalizar os carros mais velhos ou que façam mais quilómetros, o estudo dá como grandes vencedores, nas suas respetivas categorias, os modelos KIA Rio 1400, Toyota Corolla 2000 Híbrido, Volkswagen Touran 1500 e Volkswagen T-Roc 1600 D
Na categoria de citadinos e utilitários, o modelo que obteve melhor classificação no inquérito da DECO Proteste foi o KIA Rio 1400 (2017) que, em função disso, foi classificado com 5 estrelas em termos de fiabilidade.
Ainda nesta categoria, nota para o Hyundai i20 1000 (2014-2020) e para o Honda Jazz 1500 Híbrido (2020) que ocupam, respetivamente, o segundo e terceiro lugar do ranking.
Já no domínio dos carros familiares, a liderança é ocupada pelo Toyota Corolla 2000 Híbrido (2018) seguido de dois modelos Lexus: o IS 2500 Hibrido (2013) e o UX 2000 Híbrido (2019).
Seguindo na lista de categorias, entramos agora nos modelos de utilização múltipla (MPV) que se caracterizam pela sua versatilidade e espaço de arrumação. Neste particular, o Volkswagen Touran 1500 (2015) lidera, seguido pelos Toyota Verso-S 1300 (2011-2016) e Verso 1800 (2009- 2018).
Por último, temos os cada vez mais procurados SUV. Estes veículos utilitários desportivos têm no Volkswagen T-Roc 1600 D (2017) o modelo mais fiável a que se segue o Toyota RAV-4 2500 Hibrido (2013-2018) e o AUDI Q3 1500 (2018).