As inscrições estão abertas e são gratuitas. Com uma taxa de empregabilidade que ronda os 100%, a 11ª edição do Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica da ATEC arranca no próximo dia 20 de novembro, em São João da Madeira.

 

Formar com a Indústria e para a Indústria – para suprir as necessidades de técnicos qualificados das empresas da região e de S. João da Madeira, a ATEC disponibiliza, há já uma década, Cursos de Especialização Tecnológica (CET). Prestes a entrar na 11ª edição, o CET em Tecnologia Mecatrónica arranca no próximo dia 20 de novembro.

O sucesso das edições passadas reflete-se nas elevadas taxas de empregabilidade dos formandos, que ronda os 100%, que, ao longo da última década, têm vindo a ser integrados em empresas da região. Resultados que conferem às entidades envolvidas – a ATEC, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, a Associação Comercial e Industrial (ACISJM) e o tecido empresarial da região – o sentimento de missão cumprida.

Desconhecida ainda para alguns, a Mecatrónica é das áreas com maior procura no mercado de trabalho. Confere competências nas áreas de projeto, planeamento, fabrico e manutenção, integrando temáticas de Mecânica, Eletricidade, Eletrónica, Automação e Robótica Industrial.

Para Paulo Peixoto, diretor da ATEC para a Região Norte, “o sucesso do curso assenta não só na forte componente prática de cariz técnico, orientada para as reais necessidades da indústria, como também na interligação com as empresas da região, no apoio e no seu envolvimento no desenvolvimento do curso. O trabalho que temos vindo a desenvolver em S. João da Madeira é, efetivamente, formar com a Indústria e para a Indústria”. 

A quem se destinam estes cursos?

Os Cursos de Especialização Tecnológica são cursos de formação pós-secundária que, embora estejam orientados para o mercado de trabalho, permitem o prosseguimento de estudos para o Ensino Superior.

Com forte componente prática, o curso inclui um programa de integração inicial para dotar os participantes com conhecimentos técnicos de base, e termina com um período de estágio curricular numa empresa parceira da região.

Quais os pré-requisitos necessários para concorrer?

Empregados ou desempregados, todos os candidatos devem ter idade igual ou superior a 18 anos à data de início da formação. Devem ter o 12º ano concluído ou ser titulares do Nível 4 de qualificação ou titulares de um diploma de especialização tecnológica numa área que não a do Curso de Especialização Tecnológica a que se está a candidatar ou ser titular de uma licenciatura.

Caso se tratem de cidadãos estrangeiros, os candidatos devem ter autorização de residência emitida e válida à data do início do curso.

Para além de cumprirem com estes pré-requisitos, todos os candidatos devem obter aprovação nas provas inerentes ao processo de seleção para serem considerados para o curso.

Curso arranca a 20 de novembro

A 11ª edição do Curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica tem início no dia 20 de novembro nas instalações da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. As inscrições já estão abertas e são totalmente gratuitas.

Mais informações em atec.pt ou através de [email protected].

 

 

Porque devo optar por um CET?

Um Curso de Especialização Tecnológica (CET) é um curso pós-secundário que confere o Nível 5 de Qualificação Profissional do Quadro Nacional de Qualificações. É totalmente prático e orientado para preparar os participantes com uma especialização tecnológica numa determinada área de formação.

Apresenta elevados índices de taxa de empregabilidade e permite também o prosseguimento de estudos no ensino superior através do regime geral de acesso ou através do Concurso Especial para Detentores do Diploma de Especialização Tecnológica.

Confere, ainda, equivalências a Unidades Curriculares dos cursos de ensino superior universitário e politécnico das áreas de engenharias.

 

Que saídas profissionais tem este curso?

  • Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica;
  • Técnico/a Especialista em Manutenção Industrial;
  • Programador/a CNC;
  • Técnico/a de Manutenção Industrial (elétrica, mecânica).

 

Certificações e apoios sociais

Ao concluir com sucesso o Curso de Técnico Especialista em Tecnologia Mecatrónica, o formando recebe um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) de Nível 5, como “Técnico/a Especialista em Tecnologia Mecatrónica”.

Além der ser totalmente gratuito, o curso inclui ainda fardamento e material de estudo, subsídio de refeição, transporte, entre outros. Consulte a ATEC para mais informações sobre Apoios Sociais.

 

O que é a ATEC?

A ATEC é uma associação sem fins lucrativos que direciona a sua intervenção no âmbito da formação profissional com uma forte componente prática valorizando o “saber fazer”. A atividade assenta em duas áreas: qualificação profissional de jovens e formação para ativos dos diferentes setores de atividade, que tanto pode consistir em oferta formativa promovida pela ATEC, como de formação específica requerida pelas empresas clientes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...