A proteção do ambiente esteve em especial destaque na Escola João da Silva Correia, com a recente realização de uma sessão que assinalou a obtenção, por esse estabelecimento de ensino de S. João da Madeira, da Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, que já se encontra hasteada nas respetivas instalações.
Esse galardão simboliza e reconhece o seu contributo ecológico para a sustentabilidade ambiental da comunidade em que se insere, o que ficou bem patente durante a referida sessão, realizada na última semana, que incluiu a apresentação de informações sobre as atividades que aí vêm sendo desenvolvidas neste âmbito. “Da redução e separação de resíduos à poupança de água, passando pela diminuição do consumo de energia e pela valorização da biodiversidade, diversos temas têm estado – e vão continuar a estar – no centro das atenções desta comunidade escolar, como se encontra refletido em inúmeros trabalhos realizados pelos alunos e alunas”, adianta a câmara, em comunicado, ao labor.
A sessão, que contou com momentos de música e dança, foi acompanhada por uma vasta plateia, incluindo responsáveis escolares e da câmara sanjoanense, entidade que é parceira da Associação Bandeira Azul da Europa no desenvolvimento da iniciativa Eco-Escolas no concelho.
Autarca destaca trabalho ambiental das escolas
Acompanhado de Irene Guimarães, vereadora da Educação, e de Vera Neves, responsável da unidade de ambiente, o presidente da câmara, Jorge Sequeira, interveio na sessão, sublinhando que passou a estar na lei que cada cidadão tem “o poder de exigir a adoção das providências e das medidas necessárias para que vivamos num quadro de equilíbrio climático”. E é precisamente para fazer face ao quadro de emergência climática que o planeta enfrenta, que o objetivo é levar a que Portugal atinja, até ao ano 2050, a neutralidade carbónica, contribuindo para um combate que tem de ser realizado à escala global e que passa, em grande medida, por reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). Daí o autarca ter referido “a importância das ações e da sensibilização ambiental em curso na Escola João da Silva Correia, bem como nos estabelecimentos de ensino de S. João da Madeira na sua globalidade”, dando como exemplo o “grande trabalho” desenvolvido na área dos resíduos, na qual se impõe reduzir, reutilizar e reciclar.
Recorde-se que o concelho de S. João da Madeira foi distinguido no presente ano letivo com oito bandeiras verdes deste programa, distribuídas pelas escolas João da Silva Correia, Serafim Leite, Oliveira Júnior, antiga EB2/3, EB1 de Fundo de Vila e do Parque, Jardim de Infância das Travessas e Cerci.