A coletividade sanjoanense de desportos de combate, a Iron Legs Academy, em parceria com a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, assinalou de forma simbólica o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que se celebra hoje, 25 de novembro. A data visa denunciar a violência contra as mulheres em todo o mundo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. Nesse sentido, na abertura da Taça de Portugal das duas modalidades, que se realiza este fim de semana, no Pavilhão das Travessas, em S. João da Madeira, decorreu uma cerimónia em que esteve presente a vereadora da Ação Social, Paula Gaio, que recebeu das mãos do presidente da federação, Nuno Margaça, uma flor.
A vereadora aproveitou o momento para lembrar a data e o trabalho que a cidade já desenvolve neste sentido desde 2017, quando criou o Espaço Aurora, que posteriormente, em setembro de 2020 viu ser criado um espaço de atendimento e acompanhamento dessas mulheres que sofrem de violência de género ou de violência doméstica. Com este espaço os responsáveis autárquicos visam ainda a eliminação dos estereótipos e combate à discriminação, que constituem objetivos essenciais da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual”.
Refira-se que a data foi, pela primeira vez, celebrada em 1981 como forma de recordar o assassinato das irmãs Maribal, na República Dominicana, a mando do ditador daquele país, Rafael Leónidas Trujillo. Entretanto, em 1993, as Nações Unidas juntaram-se à causa e, instituíram-no oficialmente para dar visibilidade a este problema.