A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) localizada na Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre Douro e Vouga (EDV), em Santa Maria da Feira, efetuou, ao longo do ano de 2023, um total de 2.263 intervenções de socorro, resultando numa média mensal de 189 ativações.

Em funcionamento desde 2007, a VMER da Feira apresentou “uma taxa de operacionalidade de 99% durante o ano de 2023, sendo os raros períodos de inoperacionalidade atribuídos a avarias na viatura”, revelou a ULS do EDV, em comunicado, ao labor.

Para além disso, acrescenta, “a taxa de disponibilidade da equipa foi de 100%”, sendo cada equipa padrão da VMER composta por um médico especializado em suporte avançado de vida e um enfermeiro.

O serviço prestado pela VMER, integrada no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico do Hospital de S. Sebastião, está disponível 24 horas por dia numa área territorial que abrange os concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca, bem como partes dos concelhos de Castelo de Paiva e Ovar. Este serviço contribui diariamente para reforçar a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112, atendendo a uma população de aproximadamente 330.000 pessoas.

A VMER, sediada no Centro Hospitalar de EDV, conclui, desempenha um papel crucial como “veículo de intervenção pré-hospitalar, possibilitando o transporte rápido de uma equipa médica até ao local onde se encontra o paciente”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...