O Bloco de Esquerda (BE) realizou uma reunião com a administração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) no dia 15 de fevereiro. Durante o encontro, Moisés Ferreira, Nelson Peralta e Alcino Martins, cabeça de lista e candidatos do partido por Aveiro, respetivamente, discutiram diversos temas, incluindo financiamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), autonomia para contratação de profissionais de saúde, horas extraordinárias dos trabalhadores e atrasos na construção de respostas de internamento psiquiátrico depois de, recordaram, “o último concurso lançado ter ficado deserto”.
O BE convocou a reunião “por considerar que depois dos últimos anos de maioria absoluta do Partido Socialista (PS) é preciso avançar para uma reconstrução do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Destacaram “a falta de profissionais no SNS e a total ausência de medidas do PS”, observando encerramentos de serviços na região de EDV. O BE reiterou seu compromisso com o SNS e propôs medidas como autonomia de gestão, aumento de financiamento, investimento em saúde mental e contratação de diversos profissionais de saúde.
As prioridades do BE incluem garantir médico e equipa de família para todos os utentes; exames a tempo e horas; acesso a dentista, psicólogo e nutricionista para todos; comparticipação de medicamentos, óculos, aparelhos auditivos e próteses dentárias; revogação das ULS e investimento em hospitais de Aveiro, Águeda, Estarreja, Ovar, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Espinho; e foco na saúde mental com reforço de profissionais e implementação de diversas respostas no distrito.