Vasco Almeida era uma das crianças que iam descalças para a escola. Aos 10 anos, teve os primeiros sapatos para levar à comunhão. Eram uns números acima para durarem muito tempo. “Eu ia com o cabelo rapado, manga curta, calções e descalço, a chover, a cair neve, no Inverno, mas não me lembro de ter frio”, recordou, emocionado, ao labor

 

Vasco Almeida celebra o seu 80º aniversário daqui a 12 dias, a 16 de abril. Nasceu em casa, na Rua Jaime Afreixo, entre as lojas do conhecido “Ti Frederico” e do Armando Cristo, nas traseiras da antiga Evereste, em S. João da Madeira. “Em vez de me levarem primeiro ao médico, levaram ao (falecido) Padre Aguiar para ser batizado, porque podia morrer sem o batismo”, narrou-nos. Embora já existisse o Hospital de S. João da Madeira ainda aconteciam vários partos em casa e nem sempre nas melhores condições de segurança e higiene, o que contribuía para a morte dos recém-nascidos.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 4 de abril ou no formato digital. Assine o labor aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...