Sob a liderança de Augusto Pinho, tem-se destacado como uma referência na excelência educacional, com turmas reduzidas, uma equipa dedicada e abordagens inovadoras, oferece uma educação personalizada e de alta qualidade

 

No coração de S. João da Madeira, um farol brilha intensamente no Colégio Estrela Guia, que é fundamental para a estimulação das crianças de hoje, que vão ser os adultos e as “Mentes Brilhantes” do amanhã.

Sob a liderança visionária do diretor Augusto Pinho, este projeto é um testemunho do compromisso incansável com a excelência educacional.

Com um profundo sentido de vocação pelo ensino, desde muito cedo, Augusto Pinho, licenciado em Informática e Matemática, trilhou um caminho que o levou das linhas de código à sala de aula.

Após anos de dedicação na escola pública, confrontou as limitações do sistema e decidiu desbravar novos horizontes. As restrições de uma equipa não selecionada por mérito, o facilitismo excessivo e a priorização dos alunos problemáticos sob os demais foram as limitações que o levaram a querer construir uma alternativa que, a seu ver, devia ser um modelo universal.

E assim renasce uma estrela guia

Há três anos e meio, com uma pandemia pelo meio, Augusto Pinho abraçou o desafio de fazer renascer o Colégio Estrela Guia. Superando obstáculos com determinação, reconstruiu uma escola sólida, fundamentada em ideais compartilhados por toda a equipa. A seleção cuidadosa da equipa, apaixonada e motivada, promoveu uma dinâmica escolar única, onde os alunos, professores e funcionários são reconhecidos e valorizados. “Hoje posso dizer que a Estrela Guia é uma escola sólida. O que queremos é que a nossa

escola e o seu modelo de funcionamento se tornem numa referência não só em S. João da Madeira, mas também a nível nacional”, revelou Augusto Pinho.

Na Estrela Guia, a missão pedagógica vai além do ensino tradicional. Desde a creche até ao primeiro ciclo, o objetivo é construir alicerces sólidos para o futuro. Com turmas reduzidas, proporciona-se uma atenção individualizada, criando um ambiente propício para o crescimento académico e emocional das crianças. “Isso permite intervir imediatamente nos problemas e promover um ambiente de segurança. Eles vêm para a escola felizes”, sublinhou o diretor.

No Colégio Estrela Guia todas as atividades são criteriosamente selecionadas e desenvolvidas de forma rigorosa de modo a potenciar o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social de cada criança, o que terá reflexos diretos em todas as outras etapas da sua vida.

Construção de um parque infantil e melhoria do campo de futebol

Em 2024, a Estrela Guia comemora conquistas notáveis. A reabertura da creche, situa- da na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, com aumento de capacidade para 46 crianças, totalmente remodelada, reflete o compromisso em proporcionar o melhor ambiente desde os primeiros anos de vida. Além disso, projetos como a modernização digital demonstram a procura constante pela excelência.

À medida que nos aproximamos do final deste ano letivo, a Estrela Guia renova o seu compromisso com a qualidade e inovação. Até ao final do presente ano civil, a escola pretende levar a cabo a construção de um parque infantil, a melhoria do campo de futebol e da fachada exterior das instalações, vislumbra-se um futuro brilhante, onde cada criança tem o espaço e suporte necessário para alcançar o seu pleno potencial. O Colégio Estrela Guia é mais do que uma escola, é um guia para o futuro, moldando geração após geração e deixando uma marca indelével no mundo da educação.

A Estrela Guia tem…

• Creche, Pré Escolar, Primeiro Ciclo

• Atividades: Música, Atelier Criativo, Projeto Alimentação Saudável, Projeto Ler +, Projeto MAT+, Informática, Mindfulness, ATL, Sala de Estudo, Teatro, Educação Financeira e Inglês;

• Turmas reduzidas

• Inglês como segunda língua a ini- ciar no pré escolar

• Cantina escolar com confecção própria, com uma alimentação diversificada e de qualidade

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...