Agrupamento de Escolas João da Silva Correia com três primeiros lugares

ConcIL- Concurso Interconcelhio de Leitura

0
23
DR

Fase final decorreu na Serafim Leite

Envolvendo agrupamentos de escolas de Arouca, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira e Santa Maria da Feira, decorreu no passado dia 8 de maio, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, a última prova do ConcIL – Concurso Interconcelhio de Leitura. Segundo nota informativa remetida ao labor, a última parte do concurso, à qual chegaram cinco finalistas em cada nível de ensino, consistiu numa leitura da obra escolhida, seguida de defesa do livro.

ConcIL com mais de sete mil alunos participantes

Organizado pelas redes concelhias, com apoio da coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (CIBE), o ConcIL contou com três fases, sendo a primeira de escola, a segunda em contexto municipal e a fase final a nível intermunicipal. No total, participaram mais de sete mil alunos, um número acima das participações dos agrupamentos envolvidos em anos anteriores no extinto Concurso Nacional de Leitura.

O júri da prova final foi presidido pela CIBE, Isabel Pardal, contando também com a coordenadora da Biblioteca Municipal Renato Araújo, Carla Relva, e, como convidada, a escritora local Cátia Cardoso.

No 1º ciclo, foram distinguidos Tiago Leal Martins (1º) do Agrupamento de Escolas (AE) João da Silva Correia; Leonor Sofia Silva Pimentel (2º) do AE de Canedo; e Ayarin Ashhad (3º) do AE António Alves Amorim.

No 2º ciclo, Eloá Pinho do AE de Arouca ficou em primeiro lugar, seguindo-se Sofia Santos Amorim Carneiro e Sofia Alves Sánchez Manjón, ambas do Colégio de Lamas.

Já no 3º ciclo, Inês Gomes Alves do AE João da Silva Correia alcançou o primeiro lugar, Carolina Ornelas Valente do Colégio de Lamas o segundo e Rafaela Ferreira Almeida do AE de Corga de Lobão o terceiro.

Quanto ao ensino secundário, foi premiado Rafael Mendes Moreira, da Escola João da Silva Correia (1º), Rita Ramos Oliveira da Escola Secundária de Santa Maria da Feira (2º) e Névia Santos da Escola Secundária de Búzio.

Esta foi a primeira edição do Concurso Interconcelhio de Leitura e surgiu na sequência da eliminação do Concurso Nacional de Leitura inserido no Plano Nacional de Leitura, tendo as redes concelhias, com o apoio da CIBE, considerado que a iniciativa já estava enraizada na comunidade escolar e na programação das bibliotecas escolares e municipais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...