A Associação Fadolitos, uma entidade sem fins lucrativos, é a mais recente instituição sanjoanense, de âmbito cultural, que tem como missão principal a dinamização, promoção e divulgação do fado em toda a sua plenitude. Criada em homenagem a Manuel de Almeida Neves, carinhosamente conhecido como “Litos”, busca perpetuar o legado musical e cultural deste cidadão de S. João da Madeira.

Apresentada no passado dia 30 de maio, no auditório do Museu da Chapelaria, a associação que foi fundada a 22 de dezembro de 2023, e que teve a eleição dos primeiros corpos sociais a 1 de março de 2024, torna-se agora oficialmente do conhecimento público com esta apresentação que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, que não deixou passar a oportunidade para saudar a criação da mesma, enfatizando o facto de esta estar associada ao nome de uma pessoa “e à força que ela tem”. Para o edil sanjoanense “o que faz a riqueza de S. João da Madeira são as suas associações”, e esta em particular a quem antevê um bom futuro e que já deixou o repto para que venha a criar grandes eventos em torno do fado, comparando-a a outra em nome próprio, a Associação Luís Lima, responsável pela criação do festival Party Sleep Repeat. “Já estou a projetar um grande evento ligado ao fado”, rematou Jorge Sequeira.

Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 13 de junho ou no formato digital. Assine o labor aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...