A era digital trouxe inúmeras vantagens, mas também várias ameaças, especialmente no que se refere a fraudes online. Com a chegada da época alta de reservas para as férias de verão, a Airbnb e a Polícia de Segurança Pública (PSP) uniram esforços para lançar uma campanha que visa ajudar os viajantes portugueses a evitar fraudes nas reservas de alojamento.

A PSP e a Airbnb partilham algumas recomendações essenciais para proteger os utilizadores: nunca clicar em links inesperados, utilizar apenas a aplicação ou o site oficial da Airbnb (www.airbnb.pt) para evitar esquemas de phishing, desconfiar de ofertas demasiado boas, evitar pagamentos por transferência bancária direta, optar por pagar com cartão de crédito para maior proteção, utilizar sempre a plataforma da Airbnb, reservar, pagar e comunicar apenas através da aplicação ou site oficial da Airbnb para garantir segurança e acesso a políticas de reembolso, e proteger as contas online usando senhas únicas e autenticação de dois fatores para evitar acessos não autorizados.

Contrariando a ideia de que os Baby Boomers são os mais vulneráveis, a Geração X é, na verdade, a que mais frequentemente cai em burlas. Entretanto, a Geração Z e os Millennials frequentemente não sabem a quem recorrer se forem vítimas de fraude. O phishing é o tipo de burla mais comum entre todas as faixas etárias.

Se suspeitar de uma burla, é crucial comunicar imediatamente à polícia, fornecendo todas as informações possíveis, como recibos, capturas de ecrã e detalhes de contacto. “À medida que nos aproximamos da época das férias, aconselhamos vivamente os viajantes a terem mais cuidado ao fazerem as suas reservas. No caso infeliz de suspeitar que está a ser alvo de uma burla, encorajamo-lo a comunicar imediatamente o incidente em qualquer esquadra de polícia. Para ajudar na investigação, recomendamos que forneça informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados a indivíduos que tentam enganar os cidadãos portugueses”, afirma a PSP.

Sara Rodríguez, representante da Airbnb, destaca a importância de reservar e pagar sempre na plataforma para garantir a segurança: “Encorajamos todos os nossos hóspedes a reservar, comunicar e pagar a sua estadia na plataforma Airbnb, onde temos processos seguros e medidas de apoio como a AirCover para ajudar a manter a nossa comunidade segura.”

Segundo informação difundida pelo Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da Direção Nacional da PSP, a Airbnb tem implementado várias medidas de proteção, como a AirCover, e, em apenas 12 meses, conseguiu mitigar quase 2.500 domínios de phishing de terceiros. Mantenha-se seguro e aproveite as suas férias!

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