Evento estende-se ao longo do fim de semana

A Praça Luís Ribeiro, o coração de S. João da Madeira, será o cenário da aguardada Feira do Livro, que começa hoje, 5 de julho, e estende-se durante o fim de semana. Organizada pela Câmara Municipal e Biblioteca Municipal Renato Araújo, esta edição promete voltar a ser um ponto de encontro muito especial entre literatura, arte e cultura.

O evento contará com 12 quiosques de livreiros e a participação de quase três dezenas de convidados, entre ilustradores, escritores, contadores de histórias e moderadores de mesas de conversa. O destaque vai para o cruzamento da literatura com diferentes artes e atividades, tornando a feira um ponto de encontro cultural diversificado.

Destaques do programa

Um dos momentos altos será a presença de Rui Miguel Tovar, conceituado jornalista e comentador desportivo português. Com livros como “Viagens sem bola” e “Dicionário Sentimental de Futebol”, Tovar participará numa mesa de conversa no domingo às 18h00, encerrando o evento com chave de ouro.

No mesmo dia, às 16h00, o músico Martim Sousa Tavares, fundador da Orquestra Sem Fronteiras, estreia-se como autor ao dar a conhecer o seu livro “Falar Piano e Tocar Francês”.

Programa completo e informações adicionais no website da Biblioteca Municipal de São João da Madeira Renato Araújo – https://biblioteca.cm-sjm.pt, entidade responsável pela operacionalização do evento.

Inclusão e diversidade

Carlos Granja, conhecido como “ativista literário”, é o comissário da programação cultural e realça a importância deste evento no panorama literário. Com mais de 40 livros publicados, Granja sente-se “como peixe na água” entre livros, escritores e em feiras dedicadas à literatura como a de S. João da Madeira.

A organização, em comunicação enviada ao nosso semanário, sublinha a importância da leitura e do acesso à informação, acreditando que estas são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, solidária e com espírito crítico.

Expositores e atividades

Entre os livreiros participantes, destacam-se a Bertrand e Lusíada (S. João da Madeira), Ophidia (livraria online), Doninha Ternurenta (Ovar), Faz de Conto (Coimbra), a editora Trintapor-uma-linha (Porto), Rota do Livro, Edições Toth, Porto Editora e Âncora. A Editorial Missões – Boa Nova, as publicações da Câmara Municipal e do jornal “Labor” também marcarão presença.

A Bienal de Ilustração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira contribuirá com uma mostra e venda de ilustrações e livros ilustrados, em parceria com a UPA editora, além de atividades de leitura e oficinas de ilustração para crianças e famílias.

Os Serviços Educativos do Museu da Chapelaria e da Unidade do Ambiente participarão com oficinas criativas. O grupo de teatro TOJ trará a animação de rua “Escritores e textos na Praça”.

 

Horários da Feira do Livro

– Sexta-feira, 5 de julho: 12h00 (sessão de abertura) às 23h00

– Sábado, 6 de julho: 10h00 às 23h00

– Domingo, 7 de julho: 10h00 às 19h00

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Loading Facebook Comments ...