A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) anunciou que o Prémio Design de Livro de 2024 foi atribuído ao catálogo “L’Esprit Singulier”. Este catálogo, com design do estúdio Macedo Cannatà, foi editado pela Coleção Treger Saint Silvestre e pelo Centro de Arte Oliva (CAO), equipamento cultural da Câmara de S. João da Madeira.

O júri do prémio destacou o catálogo que “desafia as normas do design gráfico, assim como a arte bruta questiona as barreiras tradicionais da arte, demonstrando um envolvimento informado e crítico dos designers relativamente ao conteúdo e contexto em que o livro é criado”, lê-se na informação enviada pelo gabinete de comunicação da câmara sanjoanense ao labor. Selecionada entre 116 candidaturas, a publicação premiada pode ser adquirida no CAO, sedeado na Oliva Creative Factory, na Rua Paula Rego, em S. João da Madeira, “onde é possível encontrar uma grande diversidade de catálogos de arte de grande qualidade”.

“L’Esprit Singulier” é uma publicação que acompanha a exposição homónima, exibida em Paris, na galeria Halle Saint Pierre. A exposição apresenta cerca de 150 obras de arte bruta pertencentes à Coleção Treger Saint Silvestre, que se encontra, juntamente com a Coleção Norlinda e José Lima de arte contemporânea, em depósito no CAO, cuja diretora artística manifesta “grande alegria” pela distinção obtida. “Devo salientar que este prémio vem reforçar a nossa determinação em continuar a promover e apoiar a excelência em todas as dimensões artísticas do CAO, das quais as publicações fazem parte integrante”, considera Andreia Magalhães.  O prémio “resulta de uma abordagem que tem sido fulcral para o CAO”, que é a de “trabalhar com designers promissores, com trabalho de excelência, em processos de trabalho pautados pelo diálogo e grande liberdade criativa”, afirma aquela responsável, adiantando que a colaboração com a Maria João Macedo e o Dário Cannatà está em curso desde 2019, tendo esse ateliê criado a imagem de algumas exposições e de cinco publicações do CAO. A diretora artística realça que, ainda no âmbito destes prémios, o Atelier d’Alves foi selecionado pelo design do livro “Trabalho Capital”, resultante da uma exposição com obras do acervo Norlinda e José Lima (NJL), outra edição do CAO, neste caso em parceria com a coleção NJL. Destaca igualmente os designers Joana Machado, Pedro Nora e as Ilhas que foram distinguidos, e que têm colaborado com a instituição sanjoanense. “Considero importante agradecer e felicitar o estúdio Macedo Cannatà, bem como todos os designers que têm trabalhado connosco e que foram distinguidos com menções especiais na edição deste ano”, acrescenta Andreia Magalhães, salientando que, consequentemente, essas obras “irão integrar a competição internacional Best Book Design From All Over the World 2025, promovida pela fundação alemã Buchkunst”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...