Sempre que setembro chega, S. João da Madeira ganha vida com a Semana da Juventude, uma iniciativa que há 26 anos dá voz e espaço à criatividade dos jovens. Promovida pela Associação de Jovens Ecos Urbanos, desde 1997, esta coletividade tem sido um pilar fundamental para a juventude sanjoanense, oferecendo um ambiente onde as ideias e o talento dos jovens podem crescer, ao mesmo tempo que promove a interação e a partilha entre gerações.
Quando foi fundada, a cidade carecia de um espaço dedicado à população mais jovem e foi nesse contexto que a Associação de Jovens Ecos Urbanos surgiu, com a missão de criar oportunidades e dar visibilidade à juventude. E um ano depois organizou a primeira edição da Semana da Juventude, que se tornou um evento de destaque, onde “a criatividade floresce, o talento brilha e a inquietação se transforma em ação”, nas palavras dos organizadores.
Mais do que uma simples celebração, o evento é descrito como um espaço de encontro e partilha, desafiando todos a serem “o eco das suas próprias histórias” e a aproveitar a oportunidade para construir novas relações, desenvolver projetos e criar memórias duradouras.
Realizada de forma ininterrupta, a Semana da Juventude consolidou-se como uma referência cultural e social em S. João da Madeira, graças ao apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e do Instituto Português do Desporto e Juventude. Para a vereadora da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Paula Gaio, a Semana da Juventude na cidade “é tão rica e diversificada que eleva a potência ao mais alto nível da criatividade quando trabalha com a comunidade sanjoanense”. Fixada, desde 2023, no Skate Park, o evento, proporciona aos participantes um ambiente ao ar livre, onde o contacto com a natureza enriquece ainda mais as experiências ali vividas.
Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 19 de setembro ou no formato digital. Assine o labor aqui.