Agrupamento sem problemas na colocação de professoras, mas com “situação complexa” no que diz respeito a assistentes operacionais
O arranque do novo ano escolar realizou-se com tudo a postos?
A preparação para o ano letivo foi cuidadosa e colaborativa, envolvendo toda a comunidade escolar. Seguiram-se as orientações da tutela, sempre com foco nas necessidades e expectativas da comunidade educativa. A receção aos alunos foi feita pela Direção, juntamente com os diretores de turma e professores titulares, e as reuniões com os encarregados de educação, tanto na escola sede quanto nos restantes estabelecimentos de ensino, tiveram uma participação massiva. Isso demonstra o forte interesse dos encarregados de educação em contribuir para a vida escolar dos seus educandos.
A distribuição dos alunos pelas turmas foi feita de maneira estratégica, em estreita colaboração com os diretores e professores titulares. Procurámos analisar as dinâmicas e necessidades de cada turma para garantir um ambiente de aprendizagem equilibrado. A média de alunos por turma ronda os 22, desde a educação pré-escolar até ao 12.º ano.
Em relação à colocação de professores, estamos a finalizar a contratação de um docente do grupo 550 – Informática, sendo que os horários anuais já foram ocupados. No que toca aos assistentes operacionais, a situação é mais complexa devido a várias ausências. Estamos em colaboração com a Câmara Municipal para agilizar as colocações, minimizando o impacto nas atividades escolares.
As infraestruturas e equipamentos estão em condições para receber alunos e funcionários, após manutenção preventiva. Algumas áreas ainda precisam de melhorias, e estamos em contacto com os responsáveis para garantir que as intervenções necessárias sejam feitas ao longo do ano, sem grandes perturbações. O Jardim de Infância das Travessas está a ser requalificado, pelo que as atividades estão a decorrer na escola sede, com o mobiliário adaptado.
Obrigado pelo seu interesse no trabalho dos nossos profissionais. Poderá ter acesso à versão integral deste artigo na edição impressa de 19 de setembro ou no formato digital. Assine o labor aqui.