“OLIVA – 100 anos” é o título da exposição que é inaugurada este sábado, 24 de maio, às 16h30, na Galeria de Fotografia do Centro de Arte de S. João da Madeira. Esta entidade é a promotora da mostra, com a colaboração da Câmara Municipal, através da sua Unidade de Turismo.

A exposição celebra o centenário da fundação da emblemática empresa Oliva, já desativada, mas cujos edifícios, em parte recuperados e requalificados pelo Município, acolhem agora diversos serviços, nomeadamente nas áreas das indústrias criativas e da cultura, incluindo instalações do próprio Centro de Arte de S. João da Madeira.

É precisamente aí que vai poder ser apreciada pelo público, a partir de sábado, uma “notável compilação de olhares contemporâneos sobre esse antigo complexo industrial, através de imagens de Aníbal Lemos, José Luís Silva, Maria Gallego, Miguel Veloso e Rui Apolinário, bem como de fotografias históricas do espólio da empresa”, como adiantou o Município, em nota de imprensa, ao nosso jornal.

De acordo com informação disponibilizada pelo Centro de Arte de S. João da Madeira, “cada fotografia é um fragmento de memória, construindo um percurso visual que homenageia a história coletiva de gerações ligadas à Oliva”.

Assim, visitar “OLIVA – 100 anos” “constitui uma forma de descobrir e celebrar um passado industrial que continua a marcar o presente da comunidade sanjoanense e não só..”, acrescenta a instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Loading Facebook Comments ...