“Sabor de Pão” sem glúten nem leite

Doenças dos filhos levam casal a abrir espaço inovador em S. João da Madeira e no país

0
289

Há quem não consuma glúten por opção. Aliás, atualmente até estão na moda as dietas sem esta proteína presente em muitos cereais como o trigo, o centeio e a cevada. Mas não é o caso de Vera Bastos e Rui Almeida.
Este casal, residente em Arrifana (Santa Maria da Feira), mudou radicalmente a alimentação devido a problemas de saúde dos dois filhos. Rafael Almeida, de 14 anos, não pode ingerir glúten e a sua irmã Filipa, de 10, “é altamente alérgica ao leite”.
“No momento em que soube da doença da Filipa a minha cozinha nunca mais foi a mesma. Esvaziei a despensa e levei tudo que lá tinha para as casas da minha mãe e dos meus sogros”, contou Vera ao labor, garantindo que, não obstante “alguns momentos complicados” que viveram, foi o melhor que lhes aconteceu. “Sabe, há males que vêm por bem”, acrescentou.
Depois da descoberta das doenças de Rafael e de Filipa, a vida desta família “deu uma volta de 180 graus”. O lema passou a ser “um por todos e todos por um”. Ou seja, “se dois de nós não podem consumir leite e/ou glúten, mais ninguém consome, porque é muito difícil estar a dizer a alguém que não pode consumir quando nós fazemo-lo, sobretudo tratando-se de crianças”.
Assim, lá em casa nunca mais entraram açúcar e sal refinados. Tudo o que se come é feito à mão com farinhas e outros produtos biológicos, com destaque para as frutas e os legumes oriundos “do quintal do pai do Rui”.

De contabilista a padeira e pasteleira
Vera passou de contabilista a padeira e pasteleira, estando prestes a deixar o escritório de contabilidade que tem há 18 anos em Carregosa, de onde é natural Rui, para se dedicar única e exclusivamente ao espaço que abriu no nº 548 da Rua Alão de Morais (perto da Quinta do Rei da Farinha), em S. João da Madeira, em outubro de 2017.
Foram o “gosto pela cozinha”, o “amor à família” e “a insistência do médico de medicina alternativa” a quem Vera dava a provar o que confecionava para os filhos que a levaram a dar este passo. Hoje, juntamente com o marido, que é engenheiro eletrotécnico mas também ajuda no negócio, e os dois filhos, “dá corpo e alma” ao “Sabor de Pão – sem glúten, sem leite”.
Nesta “boutique de produtos sem glúten nem leite”, como alguém já lhe chamou, tudo é naturalmente saudável. Além de vários tipos de pão, o “Sabor de Pão” tem para venda bolos de aniversário, broa de milho, bolo-rei, fogaça, pão de ló, rabanadas, aletria, leite creme, pizzas, etc.. Imagine-se que até vende pataniscas e bilharacos sem fritar!
“Sabor de Pão” está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, e aos sábados, das 9h00 às 13h00. Para encomendas e/ou informações, os interessados devem ligar para o nº de telemóvel 914 504 607 ou consultar a página de Facebook (Sabor de Pão).

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui