A Câmara Municipal de S. João da Madeira homenageou cerca de 70 plantadores de árvores do Parque Urbano do Rio Ul.

Entre os presentes estavam duas jovens sanjoanenses, Catarina Silva e Carolina Leite, de 17 e 18 anos, que plantaram as árvores número 1125 e 104 há cerca de 10 anos no único parque urbano da cidade.

Apesar de Catarina Silva frequentar a Escola do Parrinho e Carolina Leite a Escola dos Condes, as duas “amigas de infância” estiveram presentes na manhã de sábado passado, dia 7 de julho, para recordar este momento marcante tanto para uma como para outra.

A árvore número 104 foi plantada por Carolina Leite que nunca esqueceu o número. “Tínhamos buracos abertos para plantar as árvores, estava tudo em terra batida e enquanto estávamos a plantar tiraram-nos fotos”, recordou a jovem sanjoanense.

Uma década depois recordar esse momento com as fotos tiradas na altura e com uma homenagem desperta “sentimentos” em todos os envolvidos. Seja por ser “muito giro” olhar para as fotos antigas” seja por ser “um orgulho ver que contribuímos para a construção do jardim da nossa cidade”, assumem as jovens sanjoanenses em conversa com o labor.

O presidente da câmara municipal, Jorge Sequeira, aproveitou o momento para saudar e anunciar que entre os presentes estavam os quatro guias do parque que começam a desempenhar o seu papel em setembro através de visitas de grupo com o intuito de dar a conhecer e ajudar a interpretar este espaço verde sanjoanense.

Recordou, ainda, a existência de um estudo de georreferenciação do parque, a abertura de novas experiências e a existência da figura do Jardineiro do Parque que conta com o apoio de sete voluntários, podendo este número aumentar caso haja mais candidaturas.

Por último a “homenagem aos plantadores que há muitos anos contribuíram para dar vida ao parque”, afirmou Jorge Sequeira, descrevendo a iniciativa como “simbólica” e que “demonstra que o parque nãos e esqueceu dos seus plantadores”.

Por isso, “parabéns. Acho que é uma honra e um orgulho verem as vossas fotos”, considerou o presidente da câmara. “Vamos todos lutar para que este parque seja um exemplo da nossa cidade”, apelou Jorge Sequeira a todos os presentes.

A iniciativa terminou com a entrega de um certificado de plantação e árvores a cada um dos plantadores e representantes dos mesmos que não conseguiram estar presentes e com uma fotografia de grupo que poderá ser recordada daqui por alguns anos.

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui