A Câmara Municipal de S. João da Madeira tem um novo site e, pela primeira vez, uma app que estão operacionais desde o dia 9 de julho e foram oficialmente lançados três dias depois, 12 de julho, na Torre da Oliva.

O novo site apresenta as ferramentas “Município”, “Cidadão”, “Visitante”, “Investidor, “Balcão Virtual” e “Transparência”. Tanto o site como a app foram desenvolvidos internamente pelos técnicos da Câmara Municipal de S. João da Madeira.

O novo site pretende criar uma “maior interação” entre o cidadão e o Município, disse o vice-presidente José Nuno Vieira, destacando a ferramenta “Transparência” que era uma das promessas eleitorais dos socialistas e que deverá estar completamente operacional no fim de setembro.

A “Transparência” será uma espécie de “microsite” dentro do site do Município com informações que permitirão perceber de que forma os dinheiros públicos estão a ser gastos.

O “Balcão Virtual” disponibiliza um atendimento autárquico online em que os cidadãos podem consultar a informação de caráter público, descarregar formulários para efetuar requerimentos ou consultar regulamentos, taxas e licenças praticadas pela autarquia, entre outros.Se o cidadão criar um registo, pode aceder a um conjunto de operações, consultar informação relativa a processos individuais e submeter formulários aos serviços por via eletrónica.

Apesar de uma parte da população não ter acesso nem conhecimentos sobre os meios digitais, uma outra parte, certamente maior, não só tem acesso como os considera indispensáveis, pelo que o Município decidiu apostar numa nova imagem do site e numa app municipal.

Neste encontro com a comunicação social também foi dada a conhecer a inovação implementada no site da Casa da Criatividade.

“A sua cidade na palma da sua mão”

Créditos: Diana Familiar

A app do Município de S. João da Madeira com o mote “a sua cidade na palma da mão” apresenta as ferramentas “Município”, “Cidadão”, “Notícias” e “Agenda” com informações sobre a cidade e que permite em “Definições” ativar ou desativar o envio de alertas sobre as notícias e eventos da agenda.

A ferramenta “Cidadão” em “Ocorrências” permite tirar fotografias de qualquer ocorrência, solicita o nome, email e contacto do cidadão, pede para especificar o tipo de ocorrência e permite um comentário e observação sobre a mesma. Na ferramenta “Cidadão” é possível ainda consultar os horários dos equipamentos municipais, a informação sobre os transportes disponíveis na cidade, enviar a leitura da água, os contactos da Proteção Civil, agendar o pedido de recolha de resíduos de grande volume e o envio de sugestões.

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