Proposta apresentada pela coligação PSD/CDS foi aprovada por unanimidade

A Câmara Municipal de S. João da Madeira aprovou por unanimidade a atribuição do nome de Alberto Batista à nova pista de cross, em construção no lugar de Fundo de Vila, e ao Grande Prémio Internacional de Atletismo 11 de Outubro, proposta pela coligação PSD/CDS na reunião de câmara de 28 de agosto.

Alberto Batista, funcionário da câmara e treinador da secção de atletismo dos Serviços Sociais do Pessoal do Município, faleceu no início do corrente ano “deixando uma profunda marca em quem com ele trabalhou e na própria cidade, de onde não era natural, mas que adotou como sua, tornando-se extremamente ativo na comunidade, com uma especial apetência para o desporto, a que soube ligar uma importante componente social”, declarou o Município em comunicado.

O projeto da pista de cross foi iniciado pela câmara municipal anterior liderada pela coligação PSD/CDS e está a ser continuado pela atual câmara liderada pelos socialistas.

A proposta de denominação da nova pista de cross destaca o facto de Alberto batista, através dos Serviços Sociais do Município, ter encontrado “a forma para desenvolver um projeto, em torno do atletismo, trabalhando com jovens de Fundo de Vila e do Orreiro, muitas vezes acolhendo-os como da própria família se tratassem”.

“Junto dessas pessoas, atravessando várias gerações”, Alberto Batista “foi deixando uma profunda marca que hoje se recorda e que em boa hora mereceu o reconhecimento a nível nacional, em 2015, como iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social”, lê-se na proposta relativa à atribuição do seu nome à Pista de Crosse de Fundo de Vila, “um projeto pelo qual sempre lutou”.

Alberto Batista, como treinador, foi distinguido diversas vezes pela Associação de Atletismo de Aveiro, com destaque para a conquista do Prémio António Leitão atribuído em 2017 como forma de “reconhecimento pelo seu papel na promoção da modalidade no distrito”, refere a proposta de alteração da designação do Grande Prémio 11 de Outubro, que passará a ter o seu nome já a partir da edição deste ano.

A organização do Grande Prémio de Atletismo Internacional 11 de Outubro estava desde o início até ao fim ligada a Alberto Batista que o transformou numa referência nacional, especialmente nos escalões de formação. “Todos os anos, na preparação da prova, que era como a ‘menina dos seus olhos’, deixava a pele no terreno pelo sucesso da mesma”. Uma “entrega e dedicação” que permite que “22 anos depois da primeira edição” a prova continue “a crescer e a manter o seu patamar de qualidade organizativo”, salienta a autarquia sanjoanense em comunicado.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui