Profissional será alocado à USF Vale do Vouga

 A partir deste mês, que agora se inicia, o Centro de Saúde de S. João da Madeira conta com mais um médico de família. “O novo especialista em Medicina Geral e Familiar vem responder à crescente procura de médico de família que temos percebido neste centro de saúde”, adiantou ao labor o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS)Entre Douro e Vouga II – Aveiro Norte, dando nota que, por exemplo, “nos últimos tempos”, “tem havido um aumento de pedidos de médico de família de utentes provenientes do Brasil e da Venezuela” que estão a regressar ao país.

Este reforço, de acordo com Miguel Portela, vai ser alocado à Unidade de Saúde Familiar (USF) Vale do Vouga, que funciona no piso da entrada, sendo que “este aumento de um profissional médico na equipa levará a pequenas obras de adequação do espaço de forma a criar mais um gabinete”.

Assim, “os utentes que, por algum motivo, não tenham ainda médico de família e pretendam que lhes seja atribuído um podem deslocar-se ao Centro de Saúde e solicitar a sua inscrição neste profissional, bem como solicitar uma consulta para verificar o seu estado de saúde”, informou o responsável.

Contratação vem reforçar “capacidade assistencial vários níveis”

Em declarações ao semanário, Miguel Portela disse ainda que, com esta contratação, “o ACeS Aveiro Norte reforça a capacidade assistencial a vários níveis”. “[Pois] Para além de aumentarmos a capacidade para inscrever mais doentes que procurem médico de família, vamos também conseguir melhorar substancialmente o apoio à Consulta de Cessação Tabágica e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e reduzir os tempos de espera para acesso a consulta aos utentes aí inscritos”, acrescentou.

Números de telefone diretos às USF

Face aos constantes alertas por parte da população das dificuldades em contactar o Centro de Saúde, o ACeS tomou a iniciativa de criar dois números (nº) de telefone diretos às unidades de saúde familiar que ali funcionam.

Atualmente os utentes, em vez de ligarem para o nº geral do Centro de Saúde, podem contactar diretamente a sua USF: USF Vale do Vouga – 256 816 007 e USF S. João – 256 816 008.

Centro de Saúde de S. João da Madeira

Total de utentes inscritos: 28.595

–  USF S. João: 15.297

– USF Vale do Vouga: 13.298

Profissionais de saúde:

– Médicos – 15

– Enfermeiros – 15

– Administrativos – 11

– Assistente Social – 1 (tempo parcial)

– Psicólogo – 1 (tempo parcial)

– Profissionais em formação – 13

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui