A capital tailandesa, Bangkok, recebeu, de 2 a 10 de agosto, o Campeonato do Mundo de Muaythai do escalão júnior, evento que ao longo dos nove dias de competição trouxe àquela cidade mais de 1.000 atletas oriundos dos cinco continentes.

Gonçalo Noites, da associação sanjoanense Iron Legs Academy, viajou bastante moralizado pela conquista do título europeu em julho, mas consciente das dificuldades que iria encontrar. Prova disso foi o facto de ter partido mais cedo. A 22 de julho o atleta, juntamente com a restante Seleção Nacional, rumava ao pais originário do Muaythai com o objetivo de preparar, da melhor forma, o competitivo campeonato. Ao longo de uma semana Gonçalo Noites treinou durante seis horas por dia no Keatkhamtorn Gym

Já durante a semana da prova o nível de dificuldade não diminuiu. A rotina incluía levantar às 06h00 da manhã para perder peso e a ida para a pesagem oficial às 07h00, os combates iniciavam às 14h00, depois era tempo de recuperar para o dia seguinte.

Para conquistar o título Noites derrotou por KO o atleta grego Dionysi Serifi e surpreendeu ao bater, aos pontos, na meia-final, o atleta da casa Athapon Bankam, num combate muito emotivo. Depois de perder no round inicial, Noites levou a cabo uma reviravolta épica e carimbou o passaporte para a final. Já no derradeiro combate o equilíbrio foi a nota dominante. Gonçalo Noites, ainda tocado do combate anterior, acaba por impôr o seu jogo, mas no final existiu uma ligeira vantagem para o atleta ucraniano Vladyslav Yeremenko.

A participação portuguesa contou com nove atletas de todos os pontos do pais e foi liderada pela selecionadora nacional Dina Pedro. A Seleção Nacional foi ainda acompanhada por três treinadores dos atletas e membros da direção da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai entre as quais Ana Vital Melo, presidente da instituição.

Portugal, com apenas nove atletas, alcançou a 13.ª posição entre os 86 países participantes, resultado para o qual contribuíram as cinco medalhas dos atletas portugueses: Joana Alves (ouro), Gonçalo Noites (prata), Joel Colaço (prata), Miguel Trindade (bronze) e Vasco Castro (Bronze).

No seguimento destes resultados a comitiva portuguesa foi recebida na Embaixada de Portugal em Bangkok onde foi felicitada.

Créditos: Direitos Reservados
Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui