No Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga

 

Dos 50 enfermeiros do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV) escalados para o turno da manhã (8h00 – 15h00) do passado dia 29 de agosto 26 fizeram greve, levando ao cancelamento de cinco cirurgias e de duas consultas programadas.

Estes números foram avançados ao labor pelo conselho de administração (CA) do centro hospitalar que integra a unidade hospitalar de S. João da Madeira, para além dos hospitais S. Sebastião (Santa Maria da Feira) e S. Miguel (Oliveira de Azeméis), prestando cuidados de saúde a cerca de 350.000 utentes

Em declarações ao jornal, o CA assegurou que não só “respeita o direito à greve” como também “tem mantido um diálogo permanente com os enfermeiros, tendo recentemente (há três semanas) o presidente do CA do CHEDV reunido pessoalmente com o presidente do SEP”.

Acrescentou, ainda a propósito, que na quarta-feira da semana transata recebeu “os enfermeiros em greve, que, para além de apresentarem as suas reivindicações, entregaram dois abaixo assinados [invocando questões relativas aos recursos humanos e ao descongelamento salarial dos enfermeiros], tendo o CA garantido que irá dar atenção aos documentos e o seguimento adequado no respetivo contexto legal”. As mesmas petições também foram encaminhadas para o Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde reivindicam maior número de admissões

Convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) “há mais de um mês”, esta greve também teve lugar em outros hospitais do país.

Entre as reivindicações dos enfermeiros, inclusive dos cerca de 30 que se concentraram à entrada do Hospital S. Sebastião, estão um maior número de admissões, “para acabar com o trabalho extraordinário”, o descongelamento das progressões, “que não acontece desde 2005”, e o pagamento do suplemento remuneratório aos enfermeiros especialistas.

No próprio dia da greve, o SEP falou à comunicação social numa “elevada adesão à greve”, com valores na ordem dos 80%, contrariando os dados facultados ao labor pelo CHEDV esta última segunda-feira.

Consultas

Programadas: 1.214

Efetuadas: 1.212

Cirurgias

Programadas: 41

Efetuadas: 36

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui