É a primeira vez que este restaurante de S. João da Madeira acolhe uma exposição de uma artista sanjoanense

 E é também a primeira vez que Maria João Gabriel expõe na cidade onde nasceu. O convite partiu do dono do “Tudo aos Molhos”, que conhece bem a arte desta sanjoanense de 42 anos e que, inclusive, já visitou o seu ateliê.

“Além de ser cliente e amiga, é uma artista sanjoanense, com uma energia fantástica, de quem gosto muito”, contou ao labor Jorge Baptista, que pela primeira vez abre as portas do seu restaurante a uma artista de S. João da Madeira.

Aberto “vai fazer cinco anos em janeiro [próximo]” no Largo de Santo António, o “Tudo aos Molhos” tem vindo a acolher exposições permanentes desde há dois anos a esta parte. Já teve patentes trabalhos artísticos no âmbito do Encontro Internacional de Ilustração de S. João da Madeira e também de um artista de Oliveira de Azeméis, seguindo-se agora “uma pequena retrospetiva do trabalho” de Maria João Gabriel.

“São vários projetos artísticos” criados entre 2013 e 2017. Ao todo, são seis obras (desenho e pintura a óleo), sendo uma um tríptico e outra um políptico, conforme adiantou ao jornal Maria João Gabriel.

Quem é a Maria João Gabriel?

Maria João Gabriel é licenciada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro. Desde cedo manifestou interesse pela arte, nomeadamente pelo desenho e pela pintura, áreas em que foi fazendo formações.

Em 2014, na Slade School of Fine Art, em Londres, tirou o curso de verão “Contemporary Approaches to Still Life Painting”. Já em 2016, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), tirou o curso de verão “Encontro com o Desenho II”. De 2010 a 2017 teve aulas particulares de pintura a óleo no ateliê de Artur Terra (Porto), onde aprendeu e desenvolveu esta técnica.

Atualmente frequenta o 2.º ano do Mestrado em Design de Equipamento na FBAUL.

Ao labor, Maria João Gabriel assumiu-se como “uma pessoa criativa”: “O meu trabalho vem muito da alma”, refletindo “as minhas vivências e personalidade”.  Nele “ponho sempre o meu toque pessoal”, prosseguiu, dando nota ainda do seu gosto por árvores, que pintou desde sempre, e pela cor.

Lançamento de prato de gastronomia em breve

Apesar de a temática da exposição de Maria João Gabriel nada ter a ver com S. João da Madeira, Jorge Baptista vai aproveitar a presença de mais uma artista residente no “Tudo aos Molhos” para lançar um prato de gastronomia fabril sanjoanense. “Vamos fazê-lo ainda este mês”, avançou o proprietário ao semanário, acrescentando que “vamos tornar S. João da Madeira numa referência do nosso espaço”.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here