Em S. João da Madeira

Recomendado pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, o “Movimento Transformers” (MT) tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que mais gostam de fazer. Encontrando-se a preparar uma “nova geração de transformadores”, este movimento nacional de voluntariado está a recrutar mentores voluntários em mais de 20 cidades do país, uma das quais S. João da Madeira.

Assim, até ao passado dia 15 de setembro estiveram abertas as candidaturas para pessoas com mais de 18 anos de idade, disponíveis para partilhar o seu talento (culinária, futebol, kickboxing, surf, expressão musical, teatro, meditação, fotografia, etc.), uma vez por semana, entre outubro e junho, numa das 20 cidades onde o MT vai atuar (Alfena, Arouca, Espinho, Famalicão,  Gondomar, Guimarães, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia).

Através da metodologia dos “Transformers”, os mentores voluntários vão dar aulas semanais a crianças, jovens em risco e seniores isolados, nas quais vão não só partilhar aquilo que mais gostam de fazer, mas também trabalhar as competências sociais dos aprendizes. Os mentores e aprendizes vão também identificar um problema social e resolver esse problema através da atividade que receberam (“payback”).

Ao longo dos últimos oito anos, o MT mobilizou mais de 240 mentores voluntários e 2.400 aprendizes. Já neste último ano letivo esteve em 22 cidades, com 23 mentores voluntários a trabalharem com 404 aprendizes. Promoveu mais de 794 horas de formação em voluntariado, 31 atividades e 682 horas de aulas de transformação.

Mais informações em movimentotransformers.org/.

 

 

 

 

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here