A exposição do 11.º Encontro Internacional de Ilustração pode ser visitada desde o dia 20 de setembro no segundo piso da Torre da Oliva.

Nesta exposição podem ser vistos 50 trabalhos da autoria dos 25 ilustradores finalistas do Encontro Internacional de Ilustração deste ano. Na edição deste ano, Portugal, com 11 ilustradores, é o país mais representado, seguindo-se a Espanha, com oito, Argentina e Brasil, com dois, e Ucrânia e Itália, com um ilustrador cada um.

Os finalistas foram escolhidos por um júri constituído por Armando Silva, arquiteto, Francisco Vaz Silva, designer, editor e fundador da livraria Gigões e Anantes, Gonçalo Viana, arquiteto e ilustrador, José Lima, empresário e colecionador de arte contemporânea, e Luís Mendonça, professor, editor e ilustrador.

A Junta de Freguesia de S. João da Madeira, entidade organizadora que conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas, escolheu o tema “trabalho” e os trabalhos dos finalistas refletem diferentes interpretações do mesmo.

Esta exposição está acompanhada de mais duas, uma com trabalhos de alunos da Faculdade de Belas Artes do Porto e outra com trabalhos de Nella Gatica, vencedora do 10.º Encontro Internacional de Ilustração.

As exposições podem ser visitadas, até 26 de outubro, à segunda-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, de terça a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao domingo das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00, na Torre da Oliva.

O 11.º Encontro Internacional de Ilustração realiza-se de 2 a 10 de novembro na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory.

O Encontro Internacional de Ilustração é “uma referência na cidade”, começou por dizer a presidente da junta, Helena Couto, convidando todos os representantes das escolas sanjoanenses a organizarem visitas guiadas para a comunidade escolar a esta exposição.

O tema “trabalho” tem “muito a ver com sapatos em S. João da Madeira”, afirmou Helena Couto. Daí, a escolha do principal patrocinador deste ano ter recaído sobre a empresa Armando Silva que está ligada há vários anos à indústria do calçado.

Dos 25 ilustradores selecionados para o concurso do 11.º Encontro Internacional de Ilustração, apenas três vão ser premiados.

O primeiro premiado, “Prémio Armando Silva”, receberá um Macbook Pro 13 e Mesa Gráfica Wacom Intuos Basic. Além disso, este ilustrador vai ser convidado do 12.º Encontro Internacional de Ilustração, onde terá a oportunidade de ter uma exposição individual com os seus trabalhos, orientar um workshop e participar gratuitamente em todos os workshops de ilustradores convidados com oferta de estadia, deslocações e alimentação durante toda a semana.

O segundo premiado receberá uma caixa de material Viarco, Stylus Bamboo Tip e a participação gratuita em dois workshops de ilustradores convidados para o 12.º Encontro Internacional de Ilustração.  O terceiro premiado receberá material Viarco, Stylus Bamboo Tip, e a participação gratuita num workshop de um ilustrador convidado para o 12.º Encontro Internacional de Ilustração.

O homem e o lobo e a mulher e o mar

A Sofia Neto, ilustradora responsável pela imagem do encontro e membro da comissão organizadora, coube fazer uma visita guiada pelas três exposições. Em passagem por algumas das 50 obras do 11.º Encontro de Ilustração, pudemos ver diferentes ilustrações do “trabalho”. Vimos o trabalho do quotidiano com alusão a um “formigueiro” e a cidade do trabalho, o trabalho do lazer com alusão a abelhas e a uma colmeia, animais vestidos à espera de serem chamados para uma entrevista de emprego, vimos a desigualdade de género e as dificuldades de acesso ao trabalho e o trabalho fabril versus o trabalho criativo.

Os 25 ilustradores finalistas, através das 50 obras expostas, “responderam ao desafio do tema trabalho” que tem “muitos significados” e que “gera sensações ambíguas”, constatou Sofia Neto.

Já a exposição com trabalhos dos alunos da cadeira de ilustração, do módulo opinião, da Faculdade de Belas Artes do Porto, tiveram de responder ao desafio de ilustrar a relação entre o homem e o lobo. Por último, a exposição de Nella Gatica retrata de “forma poética” as mulheres sempre acompanhadas da mancha gráfica azul do mar depois de as ter observado nas praias da Patagônia, Argentina, contou Sofia Neto.

A acompanhar estas obras está a ilustração da capa de um livro, da autoria de Nella Gatica, e o poema “El mar de visita” da escritora e poetisa Mar Benegas, devido a uma futura parceria entre as duas artistas.

Encontro Internacional de Ilustração

11.ª edição custará 25 mil euros

Junta tem mais de 800 obras no acervo de todas as edições que estão “guardadas” nas suas instalações e são “requisitadas para exposições um pouco por todo o país”, segundo a própria

O livro “O que é o encontro de ilustração?” de João Fazenda poderá ser visto por todos os participantes nesta edição e os visitantes da exposição patente na Torre da Oliva, até ao fim do mês, e depois na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui