Mais um sanjoanense entre os candidatos ao OPP

0
104
DR

Manuel Londreira é mais um sanjoanense entre os candidatos ao Orçamento Participativo Portugal (OPP). “Porque salvar deve fazer parte da vida de cada um de nós”, o sócio n.º 1 do Núcleo de Inventores, Investigadores e Investidores, juntamente com Bernardo Simões e Ana Almeida, candidata ao OPP o projeto “Formação Suporte Básico de Vida – Escolas” (projeto 723).

Orçada em 300 mil euros e com um prazo de execução de 18  meses, esta proposta pretende criar bases/ensinar as crianças, desde o 1.º ano de escolaridade, a “estarem alerta para reagir a situações de perigo iminente; promover uma cultura de cidadania, criando condições para que os jovens se tornem mais autónomos e responsáveis em relação à sua saúde e à saúde de quem os rodeia, qualificados para o melhor uso individual e social da informação, tendo em vista à aquisição das competências básicas, necessárias ao socorro pré-hospitalar”; etc..

A sua concretização passa pela ministração de aulas/formação periódica mensal nas escolas ou outras instituições, por bombeiros, centros de saúde ou instituições particulares de solidariedade social (IPSS). A ideia é, “para além de formar, cultivar a importância que estas entidades têm na comunidade”.

 

Votação do OPP termina este domingo

Estando a votos até ao próximo dia 30 de setembro, o Orçamento Participativo Portugal abrange a totalidade do território português, dividindo-se territorialmente em propostas de âmbito nacional e propostas de âmbito regional (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e Regiões Autónomas).

Neste processo democrático deliberativo, direto e universal é pedido às pessoas para apresentarem propostas de investimento (cada uma com um valor máximo orçamentado em 300 mil euros) e escolherem, através do voto online, aquelas que devem ser implementadas. As mais votadas vão ser concretizadas até perfazer cinco milhões de euros.

Estes grupos de propostas não concorrem entre si e cada região do país terá sempre assegurada a existência de projetos vencedores do OPP no seu território.

Podem participar no OPP todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando projetos e votando naqueles que são da sua preferência. Cada pessoa tem direito a dois votos (um de âmbito nacional e outro regional), podendo votar em www.opp.gov.pt. Para confirmação do voto é necessário validar a identidade, inserindo o número do Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Chave Móvel Digital.

Recorde-se, tal como o labor noticiou na edição anterior, que há mais projetos apresentados por outros cidadãos de S. João da Madeira ou ligados a este concelho. São os casos de “Sítio do Animal (Cão e Gato) na Cidade” (565) e “Projeto de Ensino da Cidade Dedicado a Adultos” (365), da autoria de Ana Couto; “Murais com História” (98), de Irene Guimarães, Paula Gaio, Clara Reis, Eva Cruz e Maria Flora Bastos; e “Creative Week” (21), de Carla Relva e Bruno Ferreira.

 

 

 

 

 

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui