Agostinho Costa vence Freita Skyrace

Atleta foi o mais rápido no escalão M50 e quinto da geral

0
94

Agostinho Costa, atleta do Fundo de Vila, foi o grande vencedor no escalão M50, do Freita Skyrace, realizado no passado dia 8 de outubro. A corrida, inserida na prova Freita Skyrunning, da qual também fazem parte a Freita Skymarathon (42km e 2.800m de desnível), Freita Vertical (4km e 850m desnível) e ainda uma caminhada (10km e 460m desnível) tinha uma distância de 25 quilómetros e mais de 1.500 metros de desnível apresentando um percurso técnico coincidente na parte inicial e final com a distância mais longa do evento. Pelo meio os participantes deparavam-se com uma dura e longa subida até ao topo da Serra da Freita.

O Fundo de Vila foi uma das muitas coletividades presentes nesta competição com Agostinho Costa e envergar a camisola do clube sanjoanense e a conquistar o primeiro lugar da classe M50, cumprindo os 25 quilómetros com o tempo de 2:55:08, marca que lhe permitiu ocupar a quinta posição da geral da prova Freita Skyrace.

Conhecedor dos trilhos da prova e sabendo as dificuldades e dureza que iria enfrentar, o atleta do Fundo de Vila teve como estratégia gerir o esforço ao longo de todo o percurso, procurando reservar energias para enfrentar a dura e íngreme subida até ao pico da Gralharia, ponto mais alto da Serra da Freita, seguindo-se cerca de seis quilómetros até á aldeia de Felgueira.

Apesar do esforço e da exigência da prova, Agostinho Costa realizou uma excelente prova e a quinta posição da geral, a mesma conseguida no ano de 2017, terminando ao lado de atletas mais novos, demonstrando a boa forma física em que se encontra.

O Skurunning trata-se de uma corrida predominantemente em montanha, particularmente exigente e de elevada dificuldade técnica, em que muitas das vezes deixa os trilhos habituais para se utilizar um percurso rochoso e onde nem sempre os caminhos são evidentes. Com percursos que contam com um elevado desnível, secções técnicas e muitas das vezes acompanhados por paisagens de grande beleza, esta é uma modalidade de grande exigência física.

De recordar que o Freita Skyrunning é uma organização da Associação Desportiva e Cultural de Felgueira, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra e em cooperação com várias instituições públicas e privadas.

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui